Oferecer diversidade de meios de pagamento é obrigatório para a maioria dos negócios, assim como ter um controle efetivo das vendas no cartão. Gerenciar recebimentos envolve muitos dados, entre valores, datas e taxas. 

O uso do cartão está disseminado entre os compradores brasileiros, com 95% deles utilizando a modalidade de crédito todo mês, e 57% fazendo isso pelo menos um dia na semana, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços. Por isso, nada mais natural que a sua empresa, independentemente do porte, ofereça esse meio de pagamento. 

Confira, neste artigo, as vantagens e desvantagens do uso dessa modalidade e as formas mais eficientes de como controlar vendas com cartão de crédito e débito.

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Vendas no cartão: vantagens e desvantagens

Mesmo considerado um meio de pagamento prático para o cliente e seguro para o empresário, é preciso atenção às taxas cobradas pela administradora de cartões de débito ou crédito e aos prazos para receber os valores.

Taxas altas diminuem a margem de lucro dos pequenos negócios, mas algumas operadoras oferecem benefícios para a empresa, o que acaba compensando a contratação. 

As taxas para vendas no crédito (únicas e parceladas) variam de 2% a 12%; e para o débito, de 1,4% a 2,3%, em média. Esses percentuais até podem ser reduzidos pelas administradoras conforme o volume de vendas. Outra despesa é o aluguel da máquina – existe também a opção de compra do equipamento. 

O prazo médio de recebimento para vendas do débito é de um dia útil; e no crédito, de 30 dias. Existe a possibilidade de antecipar os valores, mas a operação está sujeita a taxas. 

venda com cartão de crédito em loja de roupas
Taxas cobradas por administradoras variam de 1,4% a 12%.

Antes de contratar a administradora, o empresário deve considerar quais bandeiras vale a pena aceitar, quanto está disposto a pagar por aluguel da máquina e pelas taxas de administração, quantas maquinetas são necessárias (com e sem fio) e como será a integração com o sistema PDV.  

Conciliação de vendas

Fazer a conciliação de cartões é verificar se todas as vendas efetuadas foram registradas pelas operadoras (inclusive de cartões de benefício). Para as pequenas empresas, o processo garante um controle financeiro atualizado, que permite saber o valor que será creditado, quando isso vai acontecer e qual a taxa de cada operação. Sem esses dados, não é possível fazer o fluxo de caixa e ter capital de giro. 

Saber o valor líquido de cada venda é fundamental para organizar as finanças da empresa e planejar investimentos a longo prazo. 

A conciliação automatizada é uma opção válida para pequenos varejos, que têm uma equipe enxuta no setor financeiro para realizar todas as tarefas diárias. Se no modo manual é preciso arquivar todos os comprovantes e conferir um a um, na automatização, acontece a integração com o sistema ERP. 

Muitas ferramentas oferecem esse monitoramento, e a Conciliadora é uma delas. Ela mostra quais foram as transações realizadas pelas operadoras, permite acompanhar a evolução dos pagamentos com cartão, os valores brutos e líquidos da comercialização. 

Para o empresário que usa duas ou mais máquinas de cartão, é interessante saber qual delas tem a menor taxa por bandeira. A ferramenta também responde a essa pergunta e monitora a cobrança dos aluguéis das maquinetas e as taxas aplicadas. 

Gerenciamento de vendas por aplicativo

Já pensou ter um aplicativo que ajuda como conferir vendas de cartão de crédito? Os associados Sicredi União PR/SP já têm à mão essa funcionalidade. O aplicativo funciona para consultar vendas realizadas e a receber, abrir chamados, tirar dúvidas, pedir antecipação de recebíveis, bobinas, máquinas extras e manutenção. 

Assim, o empresário ganha tempo e conveniência no dia a dia e concentra esforços em outras ações para a empresa. Baixe na sua loja de aplicativos – Google Play ou App Store.

Conferir as vendas de cartão de crédito e débito é essencial para a saúde financeira de pequenos a grandes negócios. Automatize esse processo para ganhar tempo, evitar erros, descobrir inconsistências em valores, recuperar vendas não reconhecidas ou canceladas e monitorar a cobrança de aluguéis e de taxas por operação. 

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