Tecnologia para gestão do agronegócio

Tecnologia para gestão do agronegócio

O agronegócio move o país. Mantém nossa economia em equilíbrio quando há retração em outros setores, além de avançar mesmo em cenários poucos favoráveis. 

Em 2021, o agronegócio foi responsável por 27,4% do PIB brasileiro, a maior participação desse setor desde 2004 (quando alcançou 27,53%). 

As projeções dos economistas para 2022, é que essa tendência se acentue. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mesmo com interferências do fenômeno climático La Niña, os produtores de grãos devem apresentar margens recordes neste ano. 

E, para apoiar esse setor que não para, contar com funções inovadoras e tecnológicas deixa de ser uma opção para ser uma necessidade. 

De modo global, estamos testemunhando avanços tecnológicos que aceleram a produtividade e oferecem possibilidades de crescimento com eficiência e sustentabilidade. 

Com impacto direto na vida de todos nós e como nos relacionamos em sociedade, essa mesma tecnologia também está à serviços do agronegócios. 

Desde softwares para estudos do campo, controle de pragas, previsão do tempo e análises preditivas de colheitas, até sistemas de gestão, a inovação encontra no agronegócios solo fértil para se desenvolver. 

Tecnologia para o agronegócio

De fato, o agronegócio que mesmo em tempos de pandemia segue apresentando resultados positivos e sendo essencial para a retomada da economia brasileira, tem se beneficiado cada vez mais de soluções tecnológicas. 

Os sistemas de banco de dados baseados em Cloud Computing, isto é, sem necessidade de infraestrutura física, vêm particularmente chamando a atenção desse setor. 

De modo que a gestão agrícola se beneficia dessas inovações com impacto direto sobre o aumento de produção e lucratividade. 

Sobre o uso de Cloud Computing no campo é que falaremos a seguir. Continue a leitura! 

Conheça abaixo mais vantagens do cloud computing para a gestão do agronegócio

A gestão do agronegócio com uso de cloud computing se torna mais rápida e segura ao extrair dados de planilhas e ERPs para efetuar ações como: controle de custos,  previsibilidade orçamentária, e otimização de processos internos sem que haja a necessidade de uma data center físico que necessite de monitoramento. 

Desse modo, o Cloud Computing ampara o crescimento do agronegócio por oferecer visão macro e micro da gestão agrícola em tempo real, facilitando a tomada de decisões de modo assertivo. 

Outro ganho considerável que a gestão de agronegócio ganha com o cloud computing, é a agilidade, pois, adicionar novas funcionalidades e recursos ao sistema por se feito em poucos minutos, através do servidor de Cloud Computing, sem precisar paralisá-lo como um todo. 

Em geral, a gestão do agronegócio ao se apoiar no uso de novas tecnologias como o Cloud Computing, aumenta a sua competitividade no mercado à medida que reduz custos de gerenciamento, torna os processos otimizados e rápidos de forma segura e eficiente

Outra tecnologia já bastante explorada pelo agronegócio e que vem se aperfeiçoando, são os softwares de previsão climática que auxiliam a gestão no planejamento do plantio e na tomada de decisões baseadas na análise precisa de dados.  

Assim, ao cruzar dados climáticos com dados de produção, conseguimos criar uma gestão capaz de aumentar o lucro de toda a operação, de forma precisa, apoiada na inovação tecnológica.

Sem mencionarmos ainda a redução nos impactos ambientais com a chamada agricultura de precisão

Nesse modelo de gestão agrícola, o produtor tem maior controle da área cultivada por meio de softwares com GPS, que indicam exatamente a região na qual serão aplicados os insumos agrícolas, assim como também os agrotóxicos. 

Dessa forma, temos a redução de contaminação no solo e economia  dos gastos com pesticidas e demais químicas utilizadas no plantio. 

Esses são apenas alguns exemplos de como a inovação está a serviço do agro, uma vez que a cada dia aumentam os estudos e as formas de aplicação de novas tecnologias no campo.  

Com a responsabilidade de continuar alimentando a população global, o papel da agricultura e do agronegócio é fundamental para nossa própria sobrevivência e, portanto, o uso de soluções tecnológicas que auxiliem na produtividade e na sustentabilidade, devem ser consideradas como ferramentas indispensáveis agora e nos anos que vem a seguir. 

A Sicredi apoia a tecnologia sustentável no campo. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar você, produtor rural, a otimizar sua produção sem deixar de proteger o meio ambiente.  

Além de linhas de crédito, investimentos nós também temos seguros para o seu agronegócio. Procure nossa unidade mais próxima e conheça a força da União. 

Compartilhar esse post: