Localizada no Jardim Oásis, em Maringá, a chácara da Sicredi União PR/SP irá, em breve, receber o plantio de 1.806 árvores nativas do bioma Mata Atlântica: entre as espécies estão: aroeira, capixingui, algodoeiro, tapiá, mutambo, embaúba, jangada-brava, amendoim, açoita-cavalo, canafístula, farinha seca, angico, ipê-roxo, canelinha, jatobá, jequitibá rosa, pitanga, uvaia e peroba.

Como a vegetação atual é composta por espécies não típicas da região e que foram introduzidas pelo homem, será feito o plantio de árvores nativas. Entre as espécies introduzidas a maior parte é de bambu, que tem alta capacidade de expansão e pode causar danos ambientais. O plantio de espécies nativas, por sua vez, fornece melhoria na qualidade do solo, água e ar devido à compatibilidade climática e ambiental, além de fornecer alimento para a fauna típica da região.

As atividades de limpeza e preparo do solo na área, que tem quase 22 mil metros quadrados, estão marcadas para outubro e novembro, porém, é preciso aval da prefeitura para o início dos trabalhos. Além de restabelecer a qualidade ambiental da área de preservação permanente, a iniciativa vai contribuir com a difusão de projetos sociais e de educação ambiental.

Avaliar:

(2)