A Escola Municipal Santos Dumont, de Paranavaí/PR, faz parte da primeira turma de um programa de Educação Financeira da Fundação Sicredi em parceria com a Sicredi União PR/SP. Na fase inicial, seis cooperativas do sistema Sicredi participam do processo de formação de gestores e educadores.

Pela metodologia, com 24 horas de duração, 2 gestores e 14 educadores têm acesso a conteúdos para ser disseminados entre crianças do segundo a quinto ano do ensino fundamental como atividade interdisciplinar. A formação tem como pilares a legislação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desde 2018 contempla educação financeira no currículo escolar. Depois da formação, que teve início em 12 de março e continuará nos dias 16 e 19 de março, os educadores disseminarão o conteúdo para 149 alunos.

Entre os aprendizados estão que o aluno tenha capacidade de desenvolver a investigação, reflexão e análise crítica para resolver situações-problemas com temas financeiros; reflexão sobre o mundo do trabalho e remunerações para planejar a vida; e entender seu papel na sociedade.

O programa, chamado de Cooperação na Ponta do Lápis, contempla também a disseminação de educação financeira na comunidade. Em 2020 as formações passaram por 71 municípios e impactaram 63 mil crianças, jovens, pessoas físicas e empresas em 154 iniciativas. Para isso, há o trabalho voluntário de 165 pessoas.

Avaliar:

(0)