Uma ‘gincana do bem’ está movimentando os mais de 1,3 mil colaboradores da Sicredi União PR/SP e tornou as 111 agências da cooperativa pontos de coleta de doações da comunidade. Mas em vez de medalhas ou troféus, o objetivo é outro prêmio: um vale-solidário que será concedido pela cooperativa e revertido à comunidade em donativos. E para incentivar o comércio local, a aquisição deve ser feita em lojas da cidade.

Funciona assim: até o final agosto as agências recebem diversos tipos de doação, como roupas, agasalhos, produtos de higiene, alimentos não perecíveis, livros, brinquedos e também incentivam a doação de sangue. Cada tipo de doação recebe um número de pontos que serão contabilizados e disponibilizados online para os colaboradores, numa espécie de game do bem. Como a Sicredi União PR/SP conta com cinco regionais (norte do Paraná, noroeste do Paraná, Maringá, leste paulista e centro paulista), a agência de cada regional que mais fizer pontos ganhará o vale-solidário. “É uma forma de engajarmos os colaboradores para que eles façam doações e incentivem o mesmo entre familiares, associados e a comunidade”, conta o analista de sustentabilidade e cooperativismo, Renan Leonel. Cada agência escolherá a entidade beneficiada com as doações.

A campanha #COOPTAON é uma das ações do Dia C, que é o Dia Internacional do Cooperativismo celebrado no primeiro sábado de julho, e também integra o programa Você Pode, que incentiva o voluntariado entre os colaboradores. Todas as 111 agências da cooperativa estão recebendo os donativos.

Avaliar:

(1)