Sicredi União PR/SP participa de mesa-redonda sobre sustentabilidade em Cianorte

Sicredi União PR/SP participa de mesa-redonda sobre sustentabilidade em Cianorte

Nesta quinta-feira (30), às 19h30, representantes da Sicredi União PR/SP participam da mesa-redonda Construções Sustentáveis, promovida pelo Instituto Água e Terra, por meio do Escritório Regional de Cianorte, com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, prefeitura de Cianorte e Paraná Mais Verde. O evento é voltado para profissionais, estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura de Cianorte e demais interessados. O encontro será na Biblioteca Ecológica Mário Padial, no Largo da Independência, Zona 1.

A assistente de Desenvolvimento de Cooperativismo na Sicredi União PR/SP, Vanessa Souza Santos, será uma das integrantes da mesa. Além de apresentar números da cooperativa, ela falará sobre a estratégia e as principais ações de sustentabilidade da instituição.

A mesa contará também com a participação do arquiteto responsável pela empresa de contêineres usados na obra da Sicredi União PR/SP em Cianorte, Igor Isla, da Universidad del Chile. A agência de três pisos será construída na Praça das Bandeiras, usando 25 contêineres, mais uma unidade com bicicletário, totalizando 1,4 mil metros quadrados. A conclusão está prevista para março de 2023.

Segundo Isla, o projeto busca a sustentabilidade por meio do consumo menor de materiais e de recursos. “Procuramos eliminar resíduos sólidos, líquidos e não emitir gases poluentes. Pensamos no começo e no final da obra, no ciclo de vida do edifício, que se um dia vier a ser desmontada, 90% dos materiais serão reutilizados, uma parte irá para reciclagem e apenas 5% resultarão em resíduos sólidos”, explica o arquiteto.

A arquiteta Vanessa Rodrigues da Sicredi completará a mesa. Responsável pelo projeto de interiores, ela conta que a cooperativa visa à melhoria na diversificação de serviços e também na experiência do associado. Além de apresentar o case da Smart Container de Cafeara e da agência Coopconecta de Londrina, ela adiantará que o espaço em Cianorte não será apenas para negócios, mas para a convivência da comunidade. Um dos pisos terá cafeteria, coworking, espaço para apresentação e venda de produtos de associados, sala de reuniões, sala de jogos, espaço kids.

No evento, também será apresentada a sede sustentável da Sicredi União PR/SP, em Maringá, em fase final de construção. Trata-se de uma obra sustentável que fica na região central da cidade, com áreas destinadas ao uso da comunidade e colaboradores. Composta por duas tores, sete andares, dois subsolos e quase 20 mil metros quadrados de construção, terá áreas comuns em praticamente todo o térreo, como auditório, coworking, startups e cafeteria com acesso aos jardins. Haverá ainda bicicletário, estação de carregamento elétrico, espaço para os filhos dos colaboradores, refeitório e espaço de descanso. Para garantir a sustentabilidade, há cascata digital e espelhos d´água no átrio central; sistema fotovoltaico composto por placas solares e vidros solares; sistema de fachada ventilada; fachada unitizada em vidro com brises de sombreamento; automação da iluminação, persianas, ventilação, climatização e controle dos sistemas elétricos e hidráulicos, além de sistema de racionalização do uso da água. A construção, iniciada em 2019, segue os princípios de sustentabilidade do Green Building Council para a obtenção do selo LEED Platinum. A obra será inaugurada neste ano.

Legenda da foto: Nova agência de Cianorte será feita usando contêineres

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]