Tem muita gente que quer ajudar o próximo mas não sabe como começar e o que fazer. Para ajudar quem está disposto a doar o tempo às causas sociais, a Sicredi União PR/SP abriu, nesta terça-feira (dia 23), as inscrições para o programa Você Pode, inicialmente voltado para os colaboradores da instituição financeira cooperativa.

O programa prevê capacitações, com o primeiro encontro marcado para 6 de abril, além de engajamento e conexão dos colaboradores a causas sociais. Para participar, é preciso se inscrever por meio de um link que cada colaborador recebeu por e-mail.

Depois, os colaboradores estarão aptos a dedicar parte do tempo como voluntários em iniciativas voltadas para crianças, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e baixa renda. O programa tem os objetivos de capacitar para o exercício da cidadania e espírito cooperativo; engajar para realizar ações práticas de transformação; e transformar realidades por meio de ações de impacto em comunidades e instituições.

Trata-se de uma iniciativa que beneficia o colaborador, a cooperativa e a comunidade e atende a dois princípios do cooperativismo, o de ‘educação, formação e informação’ e ‘o de interesse pela comunidade’.

Posteriormente, o programa formará outros públicos de voluntários, como associados da cooperativa, parceiros, outras empresas e instituições. No lançamento da edição de 2021 os funcionários puderam se inspirar na história de Tio Flávio, um coordenador e professor de pós-graduações de Minas Gerais, palestrante, coautor de livros e fundador do Tio Flávio Cultural, um dos maiores movimentos voluntários independentes de Minas Gerais, que existe desde 2010 com o propósito transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento.

No ano passado, o programa Você Pode impactou 270 pessoas colaboradores, que se envolveram em dois programas da Sicredi União PR/SP: Cooperação na Ponta do Lápis, de educação financeira, e Árvore Solidária, de arrecadação e doação de alimentos. Foram mais de 260 ações, em 88 cidades, somando 850 horas de trabalho.

Avaliar:

(0)