Sicredi União PR/SP apresenta obras sustentáveis em evento em Cianorte

Sicredi União PR/SP apresenta obras sustentáveis em evento em Cianorte

A Sicredi União PR/SP escolheu Cianorte para instalar uma agência sustentável de 1,4 mil metros quadrados que adota um projeto em que são usados 25 contêineres. A obra, que já teve início, será concluída no primeiro semestre do ano que vem e chamou a atenção de engenheiros, arquitetos e outros profissionais que participaram de uma mesa-redonda na última semana em Cianorte, promovida pelo Instituto Água e Terra, na Biblioteca Ecológica Mário Padial.

Será a terceira agência na cidade, e adotará diversos diferenciais no projeto, além dos contêineres, como captação de água da chuva, energia solar, paredes de madeira plástica, espelhos d´água para ‘refrigerar’ a fachada, telhado verde com produção de verduras e legumes, medição setorizada de energia é água, compostagem elétrica, carregador de carro elétrico, bicicletário, piso externo drenante, uso de madeira certificada em portas e móveis e reservatório de água da chuva. Todos os materiais usados são rastreados, e ao adotar essas práticas sustentáveis, apenas na construção vão deixar de ser consumidos 500 mil litros de água. A obra foi pensada em todo o seu ciclo de vida, o que significa que se um dia for desmontada, 90% dos materiais serão reutilizados, uma parte irá para reciclagem e apenas 5% resultarão em resíduos sólidos, segundo o arquiteto chileno Igor Isla, da empresa responsável pela obra de três pisos. A agência deverá ser a primeira do mundo que adota sistema alternativo a ter a certificação Leed Platinum.

A mesa-redonda também contou com a participação da assistente de Desenvolvimento de Cooperativismo da Sicredi União PR/SP, Vanessa Souza Santos, que falou sobre a estratégia de sustentabilidade da cooperativa, com oferta de soluções financeiras ‘verdes’, capacitação de fornecedores para adoção de práticas sustentáveis, entre outros.

Já a arquiteta Vanessa Rodrigues falou sobre outras obras sustentáveis da Sicredi União PR/SP, como a Smart Container de Cafeara, também feita por meio de contêineres, a agência Coopconecta de Londrina que aposta em um espaço de convivência e a nova sede em Maringá, com diferenciais sustentáveis e espaços para uso da comunidade. Com 20 mil metros quadrados, a nova sede está em fase final de construção e também buscará o selo Leed Platinum.

Os participantes da mesa-redonda elogiaram as iniciativas, como o engenheiro civil Matheus Henrique, que pretende apresentar aos clientes residenciais algumas das soluções adotadas pela cooperativa. Já o publicitário Ricardo Zacarias disse que inspirado pelos projetos da Sicredi União PR/SP vai levar algumas das ideias para os postos de combustíveis que ele atende. “São projetos fantásticos”, afirmou.

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]