Instituição financeira cooperativa reforça, juntamente com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, a importância de pequenas ações que podem gerar grande impacto positivo para uma sociedade mais justa e próspera

Pequenas criaturas azuis que moram em casinhas com formato de cogumelo e protagonizam histórias que enfatizam a importância da colaboração e da ajuda mútua. Assim são os Smurfs, personagens criados em 1958 pelo cartunista belga Peyo, e atualmente, embaixadores da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se juntam ao Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país e integrante do Pacto Global, para reforçar a promoção das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor.

Firmado com a empresa belga IMPS, detentora dos direitos dos Smurfs, por intermédio da agência brasileira Vertical Licensing, o projeto está sendo lançado durante a Semana dos Objetivos Globais (Global Goals Week), realizada entre 17 e 26 de setembro, para promover reflexões, divulgar ações e boas práticas que visam ao cumprimento da Agenda 2030. Com a parceria, a instituição financeira cooperativa lançou no dia 17 de setembro o site Sicredi e Smurfs, desenvolvido especialmente para o projeto, com conteúdos sobre os ODS. Também serão divulgados vídeos protagonizados pelos Smurfs, e com imagens reais de iniciativas do Sicredi que estão contribuindo com os ODS. Os vídeos serão disponibilizados tanto no site oficial do projeto quanto nas redes sociais das 31 cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, como a Sicredi União PR/SP e nos canais oficiais do Sistema Sicredi.

“Estamos muito satisfeitos que uma instituição como o Sicredi esteja realizando grandes iniciativas para um mundo melhor e mais sustentável. Portanto, é uma honra que o Sicredi possa se juntar a nós [família Smurf] para o desenvolvimento sustentável, um dos valores fundamentais dos Smurfs. Eles contam com vocês para mudar o mundo e cada gesto conta”, comenta o chefe de Marketing na Communications & Family Entertainment, da IMPS, Philippe Glorieux.

Além das mensagens dos Smurfs, as animações ainda trazem imagens de ações realizadas pelas cooperativas nas comunidades e que estão diretamente ligadas aos Objetivos. “Nossa cooperativa e o sistema Sicredi têm como princípios a solidariedade e a colaboração, diferenciais que são uma alternativa ao sistema financeiro tradicional para o associado, da mesma forma que impactam positivamente as comunidades onde estamos inseridos”, explica o presidente da Siredi União PR/SP, Wellington Ferreira.

Smurfs e ODS

Visto por crianças de várias gerações, o desenho dos Smurfs se transformou em um símbolo para a divulgação dos ODS em todo o mundo. A vice-diretora da UNRIC (Centro de Informações Regionais das Nações Unidas para a Europa Ocidental), Caroline Petit, explica que os Smurfs são membros ativos do SDG Media Compact, iniciativa desenvolvida para ampliar a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Eles trazem consciência sobre os ODS para muitas crianças e famílias e, ao fazê-lo, ajudam a mudar comportamentos. Os 17 objetivos globais são das pessoas e cada um de nós pode fazer a diferença para uma sociedade melhor e um mundo mais sustentável”, afirma.

Para o diretor executivo do Pacto Global no Brasil, Carlo Pereira, entidades e empresas têm papel fundamental na mobilização em prol de temas ambientais, sociais e de governança. “O Sicredi já tem no seu DNA essas questões e conceitos que trabalhamos no Pacto Global. E essa parceria, sem dúvida, é muito vitoriosa. Os Smurfs fazem parte, há muito tempo, do nosso simbólico e continuam mais presentes e contemporâneos do que nunca. Os Smurfs são uma sociedade vivendo em harmonia entre si e com a natureza. E o Sicredi tem esse potencial enorme, por meio das cooperativas, de divulgar e levar as informações sobre os ODS e da Agenda 2030 para todos os cantos do país”, afirma.

Cooperação para um mundo melhor

O presidente da Sicredi União PR/SP reforça que a instituição integra o Pacto Global desde fevereiro de 2018 e que, ao longo dos anos, muitas iniciativas vêm sendo desenvolvidas pela cooperativa visando à construção de uma sociedade mais próspera. De acordo com Ferreira, o Sicredi tem democratizado o acesso aos serviços financeiros, especialmente em pequenos municípios, sendo a única opção em mais de 200 localidades do país. Esse impacto positivo, diretamente ligado à promoção do oitavo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (que trata do trabalho decente e crescimento econômico), também foi demonstrado em pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo o levantamento, o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, ao criar 6,2% mais vagas de trabalho formal.

Já a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), propõe, há mais de duas décadas, a utilização de pedagogias ativas e uma metodologia de projetos para a educação integral de crianças e adolescentes. Conectado ao ODS 4, que aborda a educação de qualidade, o projeto nacionalmente já impactou mais de 150 mil crianças e adolescentes. Apenas na área de atuação da Sicredi União PR/SP 56 mil crianças e adolescentes de 461 escolas, de 66 municípios, já receberam o impacto das ações da cooperativa. Alinhadas ao oitavo ODS, estão as ações de educação financeira oferecidas pela cooperativa por meio de oficinas voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade.

A igualdade de gênero, proposta no ODS 5, também tem mobilizado a atuação da Sicredi União PR/SP. O apoio e a capacitação às lideranças femininas facilitaram a formação do Comitê Mulher com quase 400 participantes da comunidade. O resultado desse trabalho está refletido no aumento de mulheres eleitas como coordenadoras de núcleo e quatro conselheiras na cooperativa.

Além disso, na questão ambiental, o Sicredi já compensou mais de 27 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) lançados entre 2015 e 2019 pelas operações das agências nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é realizada a partir de inventário realizado com a metodologia internacional GHG Protocol.

“Temos diversos programas e projetos de responsabilidade socioambiental. Na campanha #Cooptáon, nossos mais de 1,3 mil colaboradores, divididos em 111 agências, arrecadaram roupas, agasalhos, produtos de higiene, alimentos não perecíveis, livros, brinquedos e também incentivaram a doação de sangue. As ações impactaram 83 mil pessoas atendidas por 202 instituições”, conta o diretor-executivo da Sicredi União PR/SP, Rogério Machado.

Para Ferreira, a parceria também pretende inspirar associados e a comunidade. “Os Smurfs mostram que pequenas ações podem trazer grandes resultados, gerando um ciclo virtuoso em toda a comunidade”, finaliza.

Avaliar:

(0)