Sicredi Dexis doa equipamento pioneiro no país para atendimento de operações aéreas do Samu

Sicredi Dexis doa equipamento pioneiro no país para atendimento de operações aéreas do Samu

O atendimento aéreo da Unidade Aérea Pública Samu 192 será o primeiro do país a contar com um analisador de gasometria na assistência ao doente grave. Com o equipamento, nos resgates e remoções aeromédicas será possível ter acesso a múltiplos exames por meio de uma gota de sangue, o que garantirá reanimação da vítima baseada em metas – os resultados sairão em 7 minutos. Isso será possível graças à doação do equipamento portátil e importado feita nesta segunda-feira (dia 29) pela Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP).

Ainda nesta semana a equipe formada por sete médicos e dez enfermeiros receberá treinamento para usar o equipamento a partir da semana que vem. Até agora a equipe se baseava no quadro clínico para realizar intervenções em vítimas graves nas cenas de ocorrências até o encaminhamento a um hospital. “É um equipamento bastante usado em outros países, mas que ainda está pouco disponível em atendimentos aeromédicos no Brasil. Acredito que vamos utilizar o equipamento em múltiplos atendimentos a vítimas graves. Isso ajudará a otimizar assistência e minimizar os danos dos pacientes até a chegada ao hospital referência ”, conta o médico Maurício Lemos.

Para o diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, “quando se fala em vidas não existe preço, existe valor. Enquanto cooperativa, trabalhamos em prol de pessoas, e isso passa pelo bem-estar. Olhamos com muito carinho para essa solicitação do Samu”.

A base Maringá do UAP/SESA-PR Samu 192 atende, num raio de 250 quilômetros, emergências como acidentes de trânsito, resgates em áreas de difícil acesso, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, transporte de órgãos, entre outros. De acordo com Lemos, na última semana cinco atendimentos teriam indicação de uso do equipamento.

A Sicredi Dexis também doou 200 cards que serão usados para coletar o sangue e analisar os resultados – a estimativa é que esse estoque seja suficiente para um ano.

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]