Safra de Verão 21/22: tudo o que você precisa saber

Safra de Verão 21/22: tudo o que você precisa saber

Há alguns anos, o período dos primeiros meses do ano (muitas vezes conhecido como “safrinha”) costumava ser considerado por muitos produtores como improdutivo e de pouca importância. Entretanto, com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, ele tem se mostrado cada vez mais relevante.

Por essa razão, é comum que hoje em dia se fale em Safra de Verão ou Segunda Safra. Apesar dos desafios e do clima desfavorável, ela pode garantir ótimos resultados e fortalecer o agronegócio brasileiro.

Para a Safra de Verão de 21/22, será necessário prestar atenção a algumas previsões feitas por especialistas para garantir uma boa produtividade, além de dicas sobre plantio, cultivo e colheita. Continue a leitura para saber mais!

Previsões para a Safra de Verão 21/22

Os resultados da Safra de Verão estão diretamente ligados às condições climáticas e à escolha das culturas certas. A seguir, explicamos melhor cada um desses pontos, confira!

Condições climáticas

Durante o último trimestre de 2021, agravou-se o fenômeno climático conhecido como La Niña. Ele ocorre graças ao resfriamento das temperaturas médias do Oceano Pacífico, e acaba ocasionando uma cadeia de consequências meteorológicas em todo o mundo.

Ao atingir o Brasil, o La Niña causa um aumento nas chuvas e tempestades nas regiões Norte e Nordeste. Já no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, o efeito é o contrário, provocando uma forte estiagem. 

safra verão condições climáticas
O fenômeno climático La Niña deve afetar o clima no primeiro semestre de 2022.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), durante o primeiro trimestre de 2022 (período que coincide com o com a Safra de Verão), pode haver falta de chuva e temperaturas mais altas que o normal, especialmente em estados como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Como consequência, isso pode acabar afetando a produtividade, especialmente pela falta de água no solo e em mananciais.

Principais culturas

O chamado “milho safrinha é um vegetal de cultura muito associada à Safra de Verão, já que sua produtividade durante esse período pode ser até a mesma que a da Primeira Safra. Além disso, ele também serve para a alternância de cultura após o cultivo da soja, nos últimos meses do ano.

Graças aos baixos índices de luminosidade e chuva, o ciclo do milho costuma se estender um pouco mais que o comum, e a colheita pode se dar entre o fim do outono e o início do inverno.

safra verão principais culturas milho safrinha
Por sua ótima adaptabilidade, o milho é uma das melhores culturas para cultivar no verão.

Outra cultura que se desenvolve muito bem após o cultivo da soja é o algodão. Ele se desenvolve rapidamente em altas temperaturas, embora seja necessário dar atenção às pragas, que são muito comuns no período de calor.

O plantio de soja durante o verão pode não ser o ideal, já que o grão fica mais vulnerável ao ataque de ervas daninhas e pragas, e a safra agrícola pode acabar sendo prejudicada.

Dicas de plantio

Agora que você já entendeu os principais pontos a serem levados em conta durante a Safra de Verão 21/22, listamos algumas dicas importantes e que podem auxiliar você a ter um melhor rendimento no período.

A primeira delas é utilizar tecnologias agrícolas. Atualmente há uma imensa variedade de recursos como GPS, drones, sensores e Big Data que podem ser empregados para monitorar o cultivo e melhorar a produtividade das culturas.

Além disso, preste muita atenção às sementes. Escolha aquelas que são certificadas com um bom valor de vigor e faça um tratamento adequado para evitar que elas sejam atacadas por fungos, pragas e insetos, que são muito abundantes no período.

Por fim, é importante respeitar a velocidade da Safra de Verão. Tanto o plantio quanto a colheita acelerados podem resultar em um mau aproveitamento do solo, e consequentemente, baixa produtividade. Em vez disso, faça a adequação do seu maquinário de acordo com essa questão.

Como custear uma Safra de Verão 21/22 

Por ser um período de incertezas, de menor produtividade e que necessita de cuidados específicos, é essencial que você procure por formas de custear as despesas da Safra de Verão.


A Sicredi União PR/SP oferece linhas de custeio e seguro agrícola para contribuir para a sua lavoura e o seu negócio. Clique no banner abaixo e conheça os benefícios!

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]