Qual o meu perfil de investidor? Saiba como descobrir!

Qual o meu perfil de investidor? Saiba como descobrir!

O número de investidores no Brasil vem crescendo todos os anos. De acordo com dados divulgados pela B3, a bolsa de valores brasileira, houve um aumento de 43% entre os anos de 2019 e 2021, totalizando 3,8 milhões de contas cadastradas.

Se você está entre esses recém-chegados, já deve ter pensado “afinal, qual meu perfil de investidor?” Por mais simples que possa parecer, trata-se de um índice determinante para entender quais as melhores decisões a tomar, bem como quais os valores investir e por quanto tempo o dinheiro permanecerá aplicado.

Em linhas gerais, podemos definir três perfis de investidor: conservador, moderado e arrojado. Cada um possui suas próprias características, especialmente com relação aos riscos que está disposto a correr com suas aplicações em busca de uma maior rentabilidade.

A seguir, você vai saber um pouco mais a respeito de cada um desses perfis para descobrir qual deles mais se encaixa à sua forma de investir. Também preparamos um teste rápido para te ajudar a descobrir qual a carteira ideal para você. Aproveite a leitura!

Conhecendo os perfis de investidor

Como mencionamos, são três os principais perfis de investidores, baseando-se na análise de instituições como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A principal diferença entre cada um deles é a tolerância com relação ao risco que a pessoa está disposta a correr. 

Abaixo, explicamos melhor sobre cada um e explicamos quais são suas principais características.

1. Conservador

Este perfil tem como objetivo fazer investimentos com segurança, priorizando sempre o menor risco e a maior previsibilidade, mesmo que isso signifique uma menor rentabilidade. 

Também é comum que o investidor conservador escolha uma liquidez alta e prazos curtos, sem que seja necessário esperar muito tempo para resgatar os rendimentos.

2. Moderado

Outro perfil bastante comum é o investidor moderado. Este está disposto a correr certos riscos em suas aplicações, desde que tenha a chance de conseguir melhor rentabilidade. Apesar disso, é ponderado e resguarda certa segurança.

qual meu perfil de investidor moderado
Para o investidor de perfil moderado, deve haver um balanço entre rentabilidade e risco.

Os prazos do investimento também podem ser maiores, desde que a aplicação por mais tempo justifique sua rentabilidade mais alta.

3. Arrojado

Por fim, é chamado de investidor arrojado ou agressivo aquele que geralmente está em busca de investimentos mais arriscados, com baixa liquidez, porém que tenham potencial para resultar em uma maior multiplicação dos valores investidos.

O investidor arrojado crê que, com os dados de mercado à disposição e apesar dos eventuais riscos, é possível lançar mão das próprias estratégias a fim de conseguir uma rentabilidade altíssima.

Qual o meu perfil de investidor? Saiba como identificar

Se você é investidor há pouco tempo, pode ser que não saiba exatamente em qual desses perfis você se encaixa. Porém, não se preocupe: basta fazer uma análise básica dos seus hábitos para entender qual tipo de investidor você é.

Antes de mais nada, pense em qual é o seu objetivo ao fazer um investimento. Você está mais interessado em deixar seu dinheiro rendendo mais que na poupança; em guardá-lo, mas ainda assim, conseguir um bom rendimento; ou em investir o menor valor para conseguir a maior rentabilidade? 

qual meu perfil de investidor descubra
Para descobrir qual seu perfil de investidor, faça uma autoanálise a respeito dos objetivos de seus aportes.

A seguir, pense em qual o seu nível de conhecimento a respeito do setor de investimentos. Quanto mais você souber, mais arrojado será seu perfil, já que você poderá traçar estratégias avançadas em busca de rendimentos.

Se preferir, clique no banner abaixo para fazer ter acesso ao Teste de Perfil de Investidor do Sicredi. Além de descobrir em qual dos padrões você se encaixa melhor, ainda é possível simular um investimento com valores aproximados.

Suitability

Além de tudo isso, é importante ressaltar que, no momento da aplicação, você pode conversar com especialistas para que eles orientem sobre as melhores opções de investimento de acordo com seu perfil.

Esse processo é chamado de suitability, e tem como objetivo assegurar a integridade financeira dos investidores e evitar que eles se comprometam com aplicações que não correspondem ao seu grau de tolerância ao risco. 

O direito a esse tipo de análise por parte da instituição financeira e as regras que ela deve seguir são protegidos pela Instrução nº 539, da Comissão de Valores Mobiliários.

Conheça os investimentos do Sicredi União PR/SP

Seja você conservador, moderado ou arrojado, o Sicredi União PR/SP tem opções de investimentos ideais para você! Em cada uma das opções, é possível saber com antecedência qual o nível de risco, por quanto tempo o aporte deverá durar e quais os valores mínimos da aplicação. Dessa forma, fica muito mais fácil escolher qual mais se encaixa à sua realidade.


Agora que você já descobriu a resposta para a pergunta “qual meu perfil de investidor”, clique no banner abaixo e conheça as nossas opções de investimento!

Compartilhar esse post: