O cooperativismo é um modelo de negócio que une desenvolvimento econômico e social, sustentabilidade e produtividade. E por que é importante cooperar? Para incentivar esse movimento global que auxilia 150 países, inclusive o Brasil, a gerar empregos, renda, promover a inclusão financeira e incentivar o progresso do campo e das cidades. 

Saiba mais sobre a importância do cooperativismo para diversas áreas e como fazer parte desse movimento!

Fortalecimento do agronegócio

As cooperativas levam progresso para o campo, pois permitem que produtores tenham acesso a serviços, infraestrutura, tecnologia e agreguem valor à produção. 

Reunidos em cooperativas, os pequenos produtores rurais ganham em competitividade e ingressam em novos mercados. Juntos, eles conseguem acessar máquinas e equipamentos para uma produção e distribuição mais eficiente dos produtos.

por que é importante cooperar
Na agricultura, o modelo cooperativista atua na cadeia produtiva de grãos, oleaginosas, carnes e lácteos.

A importância do cooperativismo para o agronegócio está na sua presença nas cadeias produtivas de grãos, fibras, carnes, lácteos e oleaginosas, nas operações de fornecimento de insumos, classificação, armazenagem, processamento e comercialização de produtos.

Promoção da saúde

Com mais de 50 anos de existência, o movimento cooperativista de saúde atua na preservação e promoção da qualidade de vida. Esse modelo de negócio está presente em 85% dos municípios brasileiros e atende cerca de 25 milhões de beneficiários de planos de saúde (médico e odontológico) em clínicas, hospitais e serviços especializados.

As cooperativas de saúde vêm ampliando as redes de atendimento e a cobertura de procedimentos, além de se preocuparem com as condições de trabalho dos profissionais. 

Fornecimento de infraestrutura

As cooperativas do ramo de infraestrutura têm o papel de levar serviços essenciais aos associados, como distribuição de energia, telecomunicações e saneamento, melhorando a qualidade de vida e permitindo o desenvolvimento das atividades produtivas.  

A prosperidade de muitas regiões rurais brasileiras nas décadas de 70 e 80 muito se deve ao cooperativismo, por meio da distribuição de energia elétrica. Nos anos 90, com a privatização do setor elétrico, boa parte das 280 cooperativas que atuaram no período anterior foram incorporadas pelas concessionárias.

por que é importante cooperar
Distribuição de energia elétrica: cooperativas contribuem para a infraestrutura.

Atualmente, 4 milhões de brasileiros em 812 cidades têm luz elétrica em casa graças às 69 cooperativas que atuam na distribuição de energia. 

Fomento ao transporte de passageiros e cargas

As cooperativas de transporte estão entre as que mais crescem no país. O avanço anual no número de entidades foi de 16% entre 2014 e 2018, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras.

O modelo cooperativista foi adotado por pequenos e médios transportadores de passageiros e cargas, que circulam em ônibus, motos, carros, vans e caminhões. Todos eles viram no cooperativismo uma oportunidade para exercerem a profissão de forma digna e torná-la economicamente viável. 

Hoje, o cooperativismo de transporte congrega 1,3 mil entidades, com um quadro social de mais 98,8 mil cooperados. 

Desenvolvimento da economia

As cooperativas de crédito fomentam o crescimento econômico de diversas regiões, pois os ativos financiam os próprios associados, o que acaba mantendo os recursos na comunidade local.

A importância do cooperativismo na economia brasileira está na geração de empregos (são 425,3 mil funcionários em todo o país) e renda, na inclusão financeira de milhares de pessoas, na permissão de acesso ao crédito com taxas de juros melhores e na promoção do desenvolvimento econômico aliado à justiça social. 

No mercado de trabalho, as cooperativas também mostram sua força e relevância. Entre 2014 e 2018, quando a população ocupada no Brasil caiu 5%, o cooperativismo expandiu as contratações em 17,8%, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras

A Sicredi União PR/SP é uma cooperativa de crédito que entende os associados e oferece soluções para geração de renda e consequente melhora na qualidade de vida da sociedade. 

Com atuação em 109 cidades do Paraná e de São Paulo, a cooperativa tem mais de 240 mil associados. Venha fazer a diferença na sua comunidade!

associado sicredi união pr/sp