De proteção à segurança financeira, os motivos de por que contratar um seguro de vida envolvem o bem-estar do titular e sua família. O mercado oferece produtos adaptados a todos os estilos de vida, além de coberturas extras para mais conforto e comodidade.

A contratação de um seguro de vida há tempos deixou de ser benéfica somente para os dependentes. Atualmente, as assistências estão mais abrangentes e cobrem situações vivenciadas também pelos titulares, como internações, doenças graves, invalidez e danos em imóveis. 

Apesar de ser um instrumento de proteção para a família, ainda são poucos os brasileiros que têm acesso ao seguro de vida, mostra o relatório “Agile Protection – Proteção social: do frágil ao ágil”. O estudo constatou que apenas 7% das mulheres e 9% dos homens estão segurados. 

Você não precisa deixar sua família desamparada. Hoje em dia, há seguro de vida barato para se encaixar na sua renda mensal, com parcelas a partir de R$ 10

Quer saber os motivos para fazer seguro de vida? Listamos 15 razões para você!

1. Proteção financeira para dependentes

Entre as razões mais comuns para contratar um seguro de vida está a proteção financeira dos dependentes. Isso acontece porque, em caso de morte do titular, os filhos (netos, sobrinhos ou quem estiver designado como dependente) são contemplados com o pagamento de indenização. 

Além de gerar um abalo emocional em toda a família, o falecimento traz um desequilíbrio financeiro, desencadeando uma fase de dificuldades para honrar compromissos e manter o padrão de vida dos que ficaram. 

A contratação do seguro de vida é uma forma de proteger quem você ama em uma das etapas mais difíceis da vida. 

2. Tranquilidade para o titular

O segurado desfruta da certeza de que os dependentes estarão amparados em caso de uma fatalidade. A apólice funciona como um investimento para que a família atravesse o momento de perda e consiga se recuperar o mais breve possível.

3. Segurança financeira para o cônjuge

Se na vida a dois as conquistas e as despesas são divididas, imagine o impacto provocado pela morte inesperada do cônjuge. 

A indenização do seguro de vida pode ser um passo para o recomeço, permitindo a retomada de sonhos e projetos e o restabelecimento da qualidade de vida. 

mudancas-de-habitos-para-investir-dinheiro

4. Custeio ou reembolso de despesas funerárias

Boa parte das apólices garante a prestação de serviços de assistência funeral ou reembolso dos valores pagos pela família em caso de morte do titular. Fique atento às condições de reembolso, pois normalmente há um teto para a devolução. 

Seguros contratados no plano familiar também cobrem assistência funeral para cônjuge e filhos. 

5. Indenização para doença grave

Em algumas modalidades de apólice, a seguradora paga uma indenização caso o segurado seja diagnosticado com uma doença grave. 

Receber um diagnóstico de câncer, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou insuficiência renal terminal pode comprometer a qualidade de vida, resultar em gastos não programados com medicamentos, exames e consultas, além da possibilidade de incapacitação para o trabalho. 

Nesse caso, o segurado recebe uma indenização de 100% do capital segurado descrito na cobertura de morte. 

6. Assistência educacional aos filhos

Seguros de vida direcionados para mulheres oferecem uma cobertura extra para os filhos. É uma assistência educacional para que crianças e adolescentes possam receber aulas domiciliares e de reforço enquanto a mãe estiver hospitalizada, por exemplo.

por-que-contratar-um-seguro-de-vida-assistencia-educacional-filhos
Ao fazer um seguro de vida, você permite que sua família tenha uma base financeira para realizar sonhos.

7. Sorteios

Com a contratação de um seguro de vida, você participa de sorteios mensais pela Loteria Federal. O titular tem a chance de ganhar, em vida, o valor equivalente ao capital segurado.

8. Cobertura de despesas domiciliares

Seguros especiais para mulheres oferecem um serviço adicional de assistência para despesas domiciliares. A cobertura inclui auxílio de encanador, eletricista e chaveiro 24 horas, além de baby-sitter/berçário, faxineira, guarda de móveis, vigia, locação de eletrodomésticos, hospedagem, restaurante, lavanderia, entre outros. 

Essas assistências são aplicadas quando a mãe precisa ser hospitalizada, quando a criança fica doente ou quando é necessária a remoção médica para mãe e filho. 

9. Segunda opinião médica

O titular que recebeu um diagnóstico de doença grave tem direito a uma segunda opinião médica, com os custos arcados pela seguradora. 

Algumas apólices dão direito a um parecer médico feito por especialistas com atuação nos melhores hospitais dos Estados Unidos (consulte o corretor de seguro sobre o serviço). O paciente recebe informações sobre o diagnóstico e avaliações dos protocolos de tratamento. 

10. Assistência para automóvel

Pensando no público feminino, alguns seguros de vida disponibilizam coberturas adicionais para imprevistos com automóveis. 

As assistências incluem troca de pneu furado ou avariado, pane seca, reboque após acidente, táxi, motorista amigo e chaveiro.

por-que-contratar-um-seguro-de-vida-assistencia-para-automovel
Serviços de troca de pneus são cobertos pela seguradora. 

11. Avaliação nutricional

É possível, também, solicitar acompanhamento nutricional. Um modelo de cardápio saudável será entregue a você, a partir das suas preferências. Consulte a seguradora sobre essa disponibilidade. 

12. Assistência em viagem

Que tal levar a sensação de tranquilidade do seguro de vida para uma viagem? Em destinos nacionais e internacionais, você pode contar com coberturas médicas, jurídicas e relativas a bagagens.

Em caso de acidente ou doença, o seguro cobre o transporte inter-hospitalar e a passagem para um familiar, caso o titular precise ficar internado por um período prolongado. Em caso de acidente, o apoio jurídico é garantido.

A sua mala não chegou na esteira do aeroporto? Nesse caso, a seguradora auxilia a encontrar e enviar bagagens extraviadas, assim como a localização de documentos perdidos. 

Em caso de falecimento de um parente no Brasil, o titular tem direito ao retorno antecipado do exterior. 

Nas viagens internacionais, há coberturas para auxiliar no pagamento de despesas médico-hospitalares e cirúrgicas, odontológicas e para medicamentos, além do prolongamento da estadia após a alta. 

13. Isenção de Imposto de Renda

A indenização de um seguro de vida é isenta de Imposto de Renda. Mesmo sem a incidência do tributo, o valor recebido precisa constar na declaração entregue anualmente à Receita Federal. Basta inserir a quantia na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”. 

14. Hospedagem para animal de estimação

Teve que sair de casa por problemas no imóvel e precisa de um lar temporário para o seu pet? Algumas apólices têm cobertura de hospedagem para cães e gatos em hotéis. 

Consulte a sua operadora sobre a disponibilidade. O serviço tem limite de valor diário e de frequência de utilização. 

por-que-contratar-um-seguro-de-vida-hospedagem-para-animal-de-estimacao
Hospedagem para pets está entre os serviços cobertos pelo seguro de vida.

15. Cobertura por invalidez 

É uma proteção para o titular da apólice em caso de invalidez parcial ou total por acidente. Uma avaliação médica vai determinar o nível da invalidez e o valor da indenização. A quantia pode chegar a 100% da cobertura por morte.

São considerados acidentes pessoais: lesão por esforço repetitivo (LER), doença osteomuscular relacionada ao trabalho e lesão por trauma continuado. 

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) informa que a contratação dos seguros pode ser feita por maiores de 14 anos – abaixo dessa idade, há restrições de coberturas – e idosos de até 80 anos. 

E como fazer um seguro de vida? Os produtos estão disponíveis em seguradoras, bancos e cooperativas de crédito, como a Sicredi União PR/SP. Basta escolher a modalidade, o valor do capital segurado e das parcelas e indicar os beneficiários. 

São sete tipos de seguro que oferecem uma proteção sob medida para todos os perfis. Procure a agência Sicredi União PR/SP mais próxima ou clique no banner abaixo para mais informações.

sicredi-uniao-seguro-de-vida

Avaliar:

(0)