Impulsionados pelo programa ‘Parceiros de Valor’, os fornecedores da Sicredi União PR/SP já começam a implantar medidas sustentáveis na rotina de seus negócios. É o caso do Grupo Preserve, com sede em Maringá, que atua nas áreas de zeladoria e segurança eletrônica. A empresa, que fornece materiais de limpeza para a cooperativa, passou a realizar a coleta do resíduo reciclável das agências e demais clientes que atende, como indústrias e condomínios.

“Com o programa ‘Parceiros de Valor’ começamos a buscar maneiras de implantar ações benéficas em nossa empresa. Entendemos o quanto isso é importante e o quanto gostaríamos de colaborar. Hoje coletamos todo o resíduo reciclável das agências Sicredi da regional de Maringá e encaminhamos para uma cooperativa de recicláveis que dá a destinação correta. Todo mês, quando vamos entregar os materiais de limpeza, já recolhemos os recicláveis. Além disso, realizamos trabalho de conscientização junto aos colaboradores das agências para que separem o material corretamente”, explica o CEO do grupo, Claudemir Batista de Souza.

A ação sustentável está sendo realizada pela empresa há de três meses. Agora o Grupo Preserve, que é parceiro da Sicredi União PR/SP há mais de 20 anos, implantará a iniciativa em outros três locais da cooperativa onde atua: Mandaguari, Santo Antônio da Platina e Jandaia do Sul.

O ‘Parceiros de Valor’ também impulsionou mudanças positivas na Seis2 Produções, de Piracicaba/SP, que oferece serviços de fotografia e vídeo para diversas empresas e instituições, inclusive para a Sicredi União PR/SP. Algumas ações adotadas pelos sócios Antônio Trivelin e Del Rodrigues perpassam os pilares apresentados no programa, como meio ambiente, comunidade e clientes.

“No meio ambiente cuidamos do descarte dos resíduos não perigosos que geramos, com a separação para a coleta seletiva em nossa cidade-sede. No pilar comunidade temos como objetivo buscar fornecedores da cidade para a realização dos serviços que prestamos, para incentivar o desenvolvimento da economia no espaço geográfico em que estamos inseridos. E no quesito clientes sempre oferecemos garantias dos nossos produtos e serviços, além de monitorar, por meio de feedbacks, visando analisar se atendermos às expectativas e demandas”, destaca Trivelin.

Para Del Rodrigues, o ‘Parceiros de Valor’ trouxe uma ferramenta poderosa: conhecimento. “O programa contribuiu com a estruturação da nossa empresa, prestando consultoria de altíssimo nível técnico, com cursos online que nos ajudaram a sistematizar essas iniciativas, além de apresentar cases de sucesso que nos inspiram. Percebemos que temos uma metodologia moderna que aponta uma direção, com um conteúdo atualizado e eficiente”, frisa o empresário.

O programa

Por meio do ‘Parceiros de Valor’, a Sicredi União PR/SP tem o objetivo de promover maior engajamento com o desenvolvimento sustentável em sua cadeia de fornecedores. O programa visa capacitar e engajar empresas parceiras que buscam equilibrar propósito e resultados. Atualmente são 61 fornecedores associados que prestam serviço para a cooperativa em diversos segmentos.

O programa foi lançado em junho e foram realizados cinco encontros online com os fornecedores sobre governança, colaboradores, clientes, comunidade e meio ambiente. Agora as empresas passam pela Avaliação de Impacto B (BIA), do Sistema B – movimento global que pretende disseminar o desenvolvimento sustentável. A proposta é analisar e acompanhar a evolução da performance dos fornecedores de acordo com padrões de desempenho e impacto positivo reconhecido pelo mercado.

Em novembro a Sicredi União PR/SP realizará um fórum para encerrar a primeira etapa do programa. No evento, os fornecedores mais bem avaliados na BIA terão a oportunidade de falar sobre suas empresas e as práticas sustentáveis adotadas em seus negócios.

Avaliar:

(0)