Entender a bolsa de valores, acompanhar as informações sobre o mercado financeiro e tomar atitudes conscientes, educando seu bolso, são tarefas que precisam de estudo e de atualização constante. Por isso, os podcasts sobre investimentos são ótimos para se manter informado!

Em ascensão desde 2017, os podcasts atualmente são um dos formatos mais utilizados pelas pessoas na hora de consumir conteúdo. Só em 2020, segundo o Spotify, a audição dos programas aumentou em 200%.

Os temas são inúmeros: cultura, política, notícias, comédia e muito mais. Com tanto a ser explorado, especialistas estão se lançando no mercado para conquistar visibilidade e, claro, informar os ouvintes.

 podcast sobre investimentos

Evidentemente, é possível encontrar, hoje em dia, mais de um podcast de investimentos disponível nas plataformas mais famosas, como o Spotify e o Deezer.

Por isso, se você quer dicas de investimento e de planejamento financeiro, porém não conta com tempo para ver cursos, pode apostar nos podcasts sobre ações como forma de estudo e de acesso à informação.

Para que você se mantenha atualizado com dados de fontes seguras, separamos os 10 melhores podcasts sobre investimentos para você ouvir em qualquer lugar, diretamente do seu celular, assim como algumas explicações sobre o formato. Confira!

O que é podcast?

Caso você não esteja familiarizado, ainda, com este formato de conteúdo, fique tranquilo que explicaremos o que você precisa saber!

Basicamente, podcasts são programas de áudio, nos quais os responsáveis pela sua criação publicam episódios com certa sazonalidade — geralmente, de uma semana.

Os podcasts são programas de áudio criados nos anos 2000.

A criação do formato remete aos anos 2000, quando a tecnologia estava começando a ser difundida e as pessoas começaram a buscar por notícias e outros conteúdos em áudio, para ouvir em seus computadores, iPods e, posteriormente, aparelhos celulares.

Os episódios possuem prazo de duração bastante variado e cada programa cria um período médio. Existem opções com minutos, apenas, e outras que levam mais de uma hora.

Dessa forma, mesmo quem não tem muito tempo ou paciência encontrará, nos podcasts, uma oportunidade para consumir informações.

Onde ouvir podcasts?

Como comentado, os tocadores de podcasts mais famosos são o Spotify e o Deezer. No entanto, existem outros aplicativos para escutar seus episódios preferidos.

Como exemplo, podemos citar o SoundCloud, o YouTube, o Apple Podcast (para usuários de iOS) e o Google Podcast (para quem utiliza dispositivos Android no dia a dia). Além disso, existe o Castbox, uma empresa especializada no formato.

Podcasts sobre finanças e investimentos

Agora que você já conhece mais sobre o formato e em quais aplicativos dar o play, é hora de finalmente conhecer os 10 podcasts de investimentos que selecionamos.

1. Investimentos na prática

Este é um ótimo podcast para aprender a investir, pois conta com mais de 80 episódios sobre os mais diversos temas ao redor desse mundo. 

Os podcasts são um ótimo formato para aprender a investir.

Criado por Ramiro Gomes Ferreira, os episódios falam sobre como investir com segurança, com confiança e por conta própria. Ações, fundos imobiliários, renda fixa, estratégias para alocar seu ativo e dicas de gestão patrimonial são alguns dos grandes focos desse podcast sobre mercado de ações.

Os episódios são bem curtos — no máximo, 15 minutos — e não possuem sazonalidade definida, de forma que podem sair com um dia a dois de diferença.

podcast sobre investimentos botao ouvir no spotify

2. Mundo dos Investimentos

O podcast Mundo dos Investimentos, narrado por Roberto Francischini, é para quem gosta de programas mais densos, tendo em mente que cada episódio possui de 30 a 60 minutos.

No programa, o podcaster narra histórias que instruem e servem de inspiração para que cada investidor desenvolva sua autonomia financeira e assuma o controle do seu próprio dinheiro.

Ademais, o programa também explica termos e siglas do mercado de investimentos, a fim de que você desenvolva seu conhecimento e sua consciência antes de aplicar seu dinheiro.

Dessa forma, você consegue entender mais sobre o mercado financeiro e definir seus objetivos e metas — parte integral antes de qualquer investimento ser feito — de maneira mais assertiva.

podcast sobre investimentos botao ouvir no spotify

3. Ágora Investimentos

Feito por uma casa de investimentos, este podcast possui, como plano de fundo, conhecimentos e experiências aplicadas na realidade pelos profissionais da Ágora.

Os episódios são divididos nas classificações Morning Call, Fechamento de Mercado, Café com o Mercado, Mercado Falado e Papo com Gestor, a fim de que sejam bem estruturados e com informações atuais e objetivas.

O Morning Call, por exemplo, reúne dados importantes aos investidores de forma diária. Já o Papo com Gestor conta com um especialista como convidado, que levará a discussão para níveis mais profissionais.

Geralmente, o Morning Call e o Fechamento de Mercado duram apenas dois minutos, enquanto os outros episódios possuem em média 15.

podcast sobre investimentos botao ouvir no spotify

4. Investcast — Investimentos sem mistério

Como o próprio nome sugere, o Investcast visa ceder informações e explicações sobre o mercado de investimentos sem mistérios, de forma objetiva, rápida, simples e prática.

Por isso, cada episódio dura menos de dez minutos e é bastante focado em dicas e em assuntos do mercado. 

5. Levante Ideias de Investimentos

O principal objetivo do Levante é reunir ideias aprofundadas e completas sobre investimentos, desenvolvendo um programa com informações precisas sobre o mercado.

Para quem busca aprender mais sobre o mercado de investimentos, os podcasts são excelentes guias de estudos.

É um podcast de ações focado em Morning Call. Os episódios possuem, em média, 40 minutos, e falam sobre mercado financeiro, investimentos, fundos, dividendos e suas movimentações diárias.

6. Meu Primeiro Cheque: investimento-anjo & venture capital

Este podcast semanal, lançado toda segunda-feira, conta com a participação de especialistas do mercado de investidores-anjo, além de gestores e convidados focados em inovação.

O foco dos episódios estão nas start-ups e na importância do primeiro cheque dentro dessas organizações. Para criar diálogos e instruir, o programa reúne cases de outras empresas e dados sobre determinados segmentos.

Os episódios duram entre 30 a 45 minutos e são conversas animadas e envolventes, com verdadeiros mestres em investimento-anjo.

7. CBN Investimentos

Organizado pela Rádio CBN Vitória, este podcast é apresentado por José Márcio de Barros, economista e consultor financeiro.

Uma das maiores vantagens de estudar com podcasts sobre investimentos é a possibilidade de ouvir em qualquer lugar.

Uma das maiores vantagens de estudar com podcasts sobre investimentos é a possibilidade de ouvir em qualquer lugar.

O objetivo dos episódios — que duram cerca de 10 minutos — é apresentar os detalhes do cenário econômico, do mercado financeiro e do setor de investimentos nacional.

Análises e informações são reunidas e comentadas de forma clara e completa por José Márcio. É um ótimo programa para acompanhar!

8. O Investidor Inteligente

Com mais de 180 episódios, O Investidor Inteligente é um podcast para quem quer aprender sobre o mercado de ações de forma prática e com situações cotidianas, como a dúvida entre fazer um empréstimo ou uma negociação.

Dependendo do tema, o episódio tende a durar mais, de forma que cada faixa varia entre 10 a 60 minutos. Temas recorrentes da vida de quem investe também são abordados no podcast, que se mostra completo e superinteressante.

9. Necton Investimentos

Atualizações sobre o mercado financeiro, expectativas, projeções e informações são as pautas mais comuns do podcast da Necton.

Entre os temas dos episódios, podemos destacar a prévia do cenário de investimentos para 2021, as novidades sobre grandes empresas — como a Petrobras — e sobre relatórios do Banco Central, entre vários outros assuntos.

A duração é bem variada, com faixas de 10, de 20 e até de 40 minutos, de forma que você pode encontrar episódios para quando tiver com mais (ou menos) tempo.

10. Boletos Pagos com Nath Finanças

Conhecida na internet como uma grande educadora financeira, a Nath Finanças é um dos maiores nomes, atualmente, para quem está buscando controlar melhor seu dinheiro.

O podcast é um original do Spotify — portanto, só está disponível no aplicativo — e cada episódio possui em média 40 minutos de duração.

Não é, necessariamente, um programa sobre o cotidiano do mercado de ações, mas a administradora e especialista em finanças pessoais certamente reúne dicas que podem facilmente ser aplicadas à rotina de quem investe, já que ela fala sobre dinheiro e contas de uma forma bastante honesta e real.

Bônus: Episódio sobre investimentos da Sicredi União PR/SP

A última dica da nossa lista — e, também, nosso bônus — é o episódio sobre investimentos focado em jovens, com apenas 30 minutos e produzido pela cooperativa Sicredi União PR/SP.

Na faixa, Ana e Roberto, especialistas em investimentos na cooperativa, dão dicas para jovens investidores começarem a aplicar, da preparação à obtenção de conhecimento. 

Os podcasts sobre investimentos são ótimas oportunidades para aprender e para se manter atualizado sobre o mercado de ações. Por isso, escolha os programas que mais chamam sua atenção, abra no aplicativo de reprodução de sua preferência e comece agora mesmo a aprender mais!


Para receber mais dicas sobre investimentos e controle financeiro, assine a newsletter da Sicredi União PR/SP e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail. Basta rolar a página e preencher o formulário!

Avaliar:

(0)