Todo mundo está sujeito a emergências. Pensando nisso, não é incomum que as pessoas economizem dinheiro e criem uma reserva especial que fique disponível para solucionar eventuais contratempos. Um fator, entretanto, que deve ser levado em conta, é que se esse valor fica apenas guardado na conta ele acaba se desvalorizando com o tempo graças à inflação.

Para evitar a desvalorização do seu dinheiro, é essencial que você saiba onde investir sua reserva de emergência. Há diversos tipos de aportes em que você pode manter seu dinheiro a um ótimo rendimento, e assim, quando precisar dele, ainda terá à disposição os juros do período em que ele permaneceu armazenado.

Se você está procurando por opções para investir seu dinheiro e fazer com que ele se acumule até que você precise utilizá-lo, leia nosso conteúdo até o fim e conheça as soluções oferecidas pelo Sicredi!

Quais as melhores opções de investimentos?

A seguir, listamos as quatro principais modalidades de investimento que a Sicredi disponibiliza a seus associados. Cada uma possui diferentes opções de prazos e rentabilidade de acordo com o perfil do investidor.

1. Poupança Sicredi

Trata-se de uma opção bastante tradicional e com baixíssimo risco, e por isso, recomendada para quem não visa grande lucratividade e pretende resgatar o dinheiro dentro de pouco tempo após a aplicação. 

onde investir reserva de emergência poupança sicredi
A poupança evita que seu dinheiro se desvalorize no período em que estiver guardado.

No Sicredi, a poupança ainda serve para um propósito maior: enquanto seu dinheiro está rendendo, a cooperativa investe em negócios da sua região. Com esse fomento, quando você sacar esse dinheiro, haverá mais oportunidades da comunidade. 

Além disso, os associados também têm participação na distribuição de resultados, e podem optar por receber uma parte dos lucros gerados pela cooperativa.

2. Sicredinvest

Outra opção que está entre os melhores investimentos para reserva de emergência, já que apresenta baixo risco e sua rentabilidade está ligada ao desempenho do CDI. Um de seus maiores benefícios é a possibilidade de programar datas de aplicações, o que é excelente para quem está buscando um investimento programado.

Além disso, é possível fazer pequenos ou grandes aportes, com e sem liquidez – o que será determinante para o percentual de remuneração.

3. Renda fixa

A renda fixa leva esse nome pois os juros já são estabelecidos no momento da contratação. Diante disso, é possível escolher entre pré-fixado e pós-fixado: no primeiro caso, você sabe a porcentagem que o dinheiro deve render durante o período estipuldo; já no segundo, o rendimento está atrelado a taxas como Taxa Selic, CDI e IPCA, e você terá noção desse valor acompanhando suas variações.

No Sicredi, há diferentes possibilidades de valores iniciais, rentabilidade e prazo, para que você encontre um investimento que faça sentido para suas finanças e reservas emergenciais.

4. Fundos de investimento

Se você é um investidor de perfil mais arrojado, certamente está familiarizado com os fundos de investimento como forma de obter uma melhor rentabilidade, mesmo que sob um maior risco.

onde investir reserva de emergência fundo de investimento
O fundo de investimento é ideal para perfis que já sabem investir e não se importam tanto com o risco.

Há uma extensa lista de fundos de investimento do Sicredi, como carteiras de renda fixa, multimercado, cambiais e ações. As taxas, valores iniciais e prazos são variáveis, e você pode contar com uma equipe de especialistas para auxiliar na escolha das melhores condições de acordo com as suas preferências.

Por que investir com o Sicredi?

Agora você já sabe das diferentes alternativas de onde investir reserva de emergência. Mas afinal, por que associar-se ao Sicredi e confiar seus investimentos à cooperativa?

A primeira razão é a experiência comprovada da instituição. Fundada há mais de 115 anos sob os ideais do movimento cooperativista, o Sicredi já rendeu mais de R$ 155 bilhões, o que reforça sua credibilidade e segurança com relação aos associados.

Por falar nisso, o Sicredi é amparado pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo, uma associação criada pela Resolução nº 4.150 de 2012, que, entre outras funções, tem o objetivo de proteger depositantes e investidores, oferecendo inclusive uma garantia de depósitos. Além disso, a cooperativa está bem classificada em ratings de agências de crédito como Moody’s, S & P, Global e Fitch Ratings.

Outro fator muito importante é que o Sicredi tem como objetivo fortalecer a economia local. Os valores investidos por você são utilizados para fomentar o desenvolvimento local – ou seja, além de receber a liquidez do investimento, você ainda terá contato com benefícios indiretos de sua região.

onde investir reserva de emergência por que investir com o sicredi
Investir com o Sicredi também é uma forma de apoiar os negócios locais.

Se você ainda tem dúvidas, saiba que a Sicredi União PR/SP conta com uma equipe pronta para ajudar você a escolher qual o melhor investimento para suas reservas de emergência, e para lidar com seu dinheiro. 


Como cooperado, você ainda pode ter participação da divisão de lucros da cooperativa, uma renda extra além dos rendimentos que você obtiver. Clique no banner abaixo, conheça mais detalhes sobre as diversas formas de onde investir sua reserva de emergência!

onde investir reserva de emergência sicredi

Avaliar:

(1)