O que o esporte pode fazer pela minha carreira?

O que o esporte pode fazer pela minha carreira?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, 40,3% da população brasileira adulta se considera sedentária, isto é, faz pouca ou nenhuma atividade física. 

Esse dado é preocupante, já que o sedentarismo está associado a dezenas de doenças, mas também porque pessoas que não têm ou perderam o hábito de praticar atividades físicas perdem a oportunidade de experimentar seu autodesenvolvimento mental e profissional, além, é claro, dos benefícios para a saúde e o bem-estar.  

Os benefícios para as funções cerebrais gerados pela prática de exercícios físicos são extremamente significativos, entretanto, quando a atividade física envolve esportes coletivos, esse ganho é ainda maior. 

Lembra das aulas de educação física da escola? Pois é. O esporte coletivo traz muitos benefícios psicológicos e sociais para as crianças e adolescentes. Pesquisadores acreditam que isso ocorre porque há o benefício do lado social quando estamos em equipe, que fortalece a criação de vínculos e propicia o surgimento de amizades. 

De fato, para as crianças, praticar esportes tem mais significado do que apenas aptidão física. Os esportes podem ser uma maneira de ensinar lições valiosas que os servirão mais tarde na vida. 

Fazer parte de uma equipe é, para muitas crianças, a primeira oportunidade de aprender a trabalhar em conjunto e ser um bom parceiro de time.

Como parte de um coletivo, o esporte é um esforço conjunto para atingir um objetivo, mas cada pessoa é responsável por fazer sua parte, aprendendo a lidar com a satisfação das vitórias, a frustração das derrotas e o respeito mútuo. 

De qualquer modo, a prática de esportes não deve ficar limitada às primeiras fases da vida. Aliás, continuar envolvido com algum esporte na fase adulta, segundo especialistas, é uma das atitudes mais sábias que podemos tomar. Confira: 

Como a prática de esportes pode ajudar minha carreira? 

Listamos abaixo os principais benefícios que você, e a sua carreira, tem a ganhar com a prática frequente de esportes.   

Trabalho em equipe

 A participação efetiva em esportes desempenha um papel importante no trabalho, pois desenvolve ativamente habilidades de trabalho em equipe.

Habilidade sempre muito apreciada no mercado profissional, trabalhar em equipe significa buscar junto o mesmo objetivo, exercitando o respeito e a confiança entre os colegas. 

Muito parecido com um time de futebol, por exemplo, não concorda? 

Pensamento estratégico

Praticar esportes pode efetivamente ajudar a aumentar o pensamento estratégico de um indivíduo, outra habilidade extremamente importante para qualquer profissional. No esporte, o pensamento estratégico se dá através do estudo de maneiras de vencer mais e da melhor maneira.

No trabalho essa característica é fundamental, pois no trabalho fazemos a mesma coisa, ou seja, visamos atingir objetivos comuns e planejar estrategicamente um caminho para atingir esses objetivos. 

Ao mesmo tempo, aqueles que praticam esportes são mais experientes para pensar estrategicamente do que seus pares não esportivos. 

Adaptabilidade às mudanças 

Praticar esportes de forma regular nos faz lidar efetivamente com a adaptação e o gerenciamento de mudanças inesperadas de modo muito mais tranquilo, uma vez que no esporte essas mudanças ocorrem com bastante frequência.  

Por exemplo, jogando vôlei na areia a céu aberto você percebe que começa a chover de repente e,  para controlar seu equilíbrio, impulso e ritmo ao longo do jogo, será preciso desacelerar seus movimentos.  

Da mesma forma, no trabalho, você pode se deparar com tarefas inesperadas, e contar com a experiência diante de situações fora da normalidade denota uma capacidade que dificilmente passará batida. 

Resiliência 

Ao praticar esportes, o desenvolvimento da resiliência é necessário para lidar com diferentes níveis de dificuldades e alcançar objetivos, para seguir com determinação e não desistir ou deixar que emoções negativas tomem conta.

Da mesma forma, no trabalho, apresentar essa resiliência é extremamente importante para profissionais que pretendem se destacar, uma vez que são vistos como líderes pelos seus pares, principalmente diante de grandes desafios, pela calma e confiança que transmitem. 

Assim, como você pôde ver, além de garantir uma vida mais saudável, a prática esportiva pode ser fator importantíssimo para você avançar rumo aos seus objetivos profissionais. 

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]