O que é certificado digital: como funciona e para que serve?

O que é certificado digital: como funciona e para que serve?

Os certificados digitais têm se tornado cada dia mais comuns. Esse tipo de tecnologia pode proporcionar uma série de facilidades para quem precisa lidar com documentos de forma digital, remota e segura. 

Mas afinal, o que é certificado digital exatamente? Mesmo entendendo algumas de suas atribuições, podem restar muitas dúvidas sobre seu funcionamento, e sobre como adquirir esse serviço para você ou para sua empresa.

É isso que você confere no conteúdo a seguir. Continue a leitura, tire todas as suas dúvidas sobre certificado digital e saiba como a Sicredi União PR/SP pode ajudar você com esse recurso!

O que é certificado digital 

Trata-se de uma assinatura eletrônica responsável por confirmar digitalmente a identidade de uma pessoa física ou empresa. Dessa forma, um procedimento feito online e à distância pode ter a mesma validade jurídica do que um feito presencialmente.

Mas como funciona um certificado digital? Esse recurso é como se fosse um RG ou CNPJ eletrônico. No momento em que você o acessa, todas as suas ações são protegidas por pares de criptografia que não se repetem, tornando sua fraude praticamente impossível.

O que é certificado digital afinal
O certificado digital utiliza a criptografia para proteger e garantir a veracidade de informações.

É muito utilizado, por exemplo, para assinar documentos online. Ao invés de ter que se deslocar a um local, ou até mesmo, outra cidade, você pode utilizar o certificado digital para confirmar sua identidade e a veracidade daquela assinatura.

Da mesma forma, esse serviço pode ser utilizado para acessar sistemas eletrônicos, bancos de dados ou informações sigilosas. Ao comprovar a autenticidade dos dados, ele permite o acesso de maneira segura. 

Alguns órgãos públicos que podem exigir esse tipo de verificação são Receita Federal, INSS e juntas comerciais estaduais. Na esfera privada, também pode haver casos em que ela é exigida, dependendo das políticas da empresa.

Vantagens do certificado digital

Como mencionamos, uma das principais vantagens de se utilizar certificados digitais é a segurança. O ambiente digital pode ser cheio de armadilhas, e por meio da criptografia, é possível impedir que eventuais invasões roubem seus dados.

Além disso, ele gera mais mobilidade na hora de realizar processos a distância. Para negócios que atuam em diferentes cidades, por exemplo, é mais fácil trocar informações e requerer assinaturas digitais sem ter que viajar ou enviar documentos por correspondência. Você terá mais agilidade na resolução de soluções diárias, seja como pessoa física ou representando uma empresa.

o que é certificado digital Vantagens do certificado digital
O certificado digital pode diminuir consideravelmente os custos com papéis e facilitar a administração de documentos.

Um benefício muito apontado por usuários desse tipo de recurso é a economia, especialmente para pessoas jurídicas. Isso porque, a longo prazo, a companhia deve diminuir consideravelmente os gastos com compra, impressão, transporte, correspondência e armazenamento de documentos.

Tipos de certificado digital

Existem diversos tipos de certificados digitais, e cada um tem suas próprias características e detalhes de uso. Confira abaixo!

Certificado digital A1

Esse certificado é instalado no seu computador em forma de arquivo, e deve ser acionado quando necessário. Sua principal vantagem é a facilidade no uso.

Certificado digital A3

Esse tipo de certificado é utilizado por meio de um dispositivo fixo, como um cartão com chip ou token. Muitas vezes, precisa ser configurado, e pode ser incompatível com alguns dispositivos. 

Certificado digital S

Diferentemente dos anteriores, esse certificado não é usado para assinaturas, mas sim para indicar que determinado documento é confidencial. Por meio da criptografia, ele pode tornar um arquivo inacessível para outras pessoas.

Certificado digital T

Também chamado de “carimbo de tempo”, ele serve como evidência digital de que uma informação existia em determinado dia e horário.

Apesar da praticidade do tipo A1, ele pode acabar sendo o mais vulnerável em comparação com os outros três. Esse também costuma ter menor validade – de até um ano, contra até cinco anos dos demais.

Os certificados A são mais comuns, pois podem ser utilizados diariamente, enquanto os demais requerem usos mais específicos. 

Certificado digital Sicredi União PR/SP

Agora que você já sabe com detalhes o que é certificado digital e como ele funciona, que tal implementar essa solução na sua empresa? Com a Sicredi União PR/SP, a adesão a esse serviço é feita de maneira simples e descomplicada.

O certificado digital da cooperativa é uma parceria com a VALID Certificadora, uma multinacional brasileira que tem mais de 60 anos de atuação nas áreas de identificação, telecom, meios de pagamento e certificação digital.


Para emitir seu certificado, basta fazer um cadastro no site da VALID com os seus dados da Sicredi União PR/SP. Clique no banner abaixo!

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]