Você já ouviu falar de lastragem de tratores agrícolas? O termo está ligado a maior eficiência das máquinas, melhorando a capacidade de tração e diminuindo o consumo de combustível.

Como produtor, diariamente você utiliza o trator para aumentar a produtividade, facilitar o trabalho rural, reduzir os custos da produção e preparar o meio da melhor forma, cuidando do solo, por exemplo.

Para que a máquina funcione de forma adequada, existem cuidados e adequações que devem ser realizadas rotineiramente. Dessa forma, os tratores agrícolas continuam funcionando com potência e rendendo em sua capacidade máxima.

Entre os reparos necessários, entender o que é lastragem e como lastrear um trator é fundamental para a produtividade da fazenda. Por isso, separamos as informações principais sobre o assunto para que você compreenda-o da melhor forma. Boa leitura!

Clique para baixar a cartilha explicativa sobre o Plano Safra 2020/2021.

O que é lastragem de tratores agrícolas?

O significa de lastragem consiste em um procedimento de adequação que nivela a massa dos pneus para que o equilíbrio operacional em tratores seja mantido e seu desempenho seja positivo.

Com o aumento da massa das rodas dos tratores, uma série de vantagens durante o funcionamento da máquina é observada, além da melhoria direta na realização das atividades durante a produção agrícola.

Vantagens da lastragem

Por meio desse processo, a capacidade de tração, a aderência e a estabilidade das rodas das máquinas agrícolas aumentam, o que garante um preparo mais adequado do solo.

Quando o lastreamento é realizado, a massa do trator aumenta e sua estabilidade durante a locomoção também. Dessa forma, utilizar a máquina se torna mais seguro, principalmente em terrenos molhados.

Trator lastrado arando a terra.
Com a lastragem, o trator fica mais estável ao se locomover.

O balanceamento dos pneus dianteiros e traseiros ainda aumenta a vida útil das rodas e garante maior rendimento delas enquanto o trator trabalha. Por fim, o excesso de patinagem é outro problema solucionado ao lastrar as máquinas.

Todavia, a lastragem excessiva ou realizada de maneira inadequada é um problema, visto que resulta na perda de todos os benefícios. O desempenho do trator diminuirá, o gasto de combustível será maior, haverá mais desgaste das peças e o solo será trabalhado de forma indevida.

Caso feita de forma insuficiente, ou seja, com erro nas quantidades de massa adicionadas às rodas, o trator irá patinar mais, o gasto de combustível aumentará e os pneus serão desgastados rapidamente.

Clique para conferir informações sobre o crédito para produtor rural da Sicredi União PR/SP.

Tipos de lastragem

Existem dois tipos de lastragem que podem ser feitas em um trator agrícola: a líquida e a sólida.

Lastragem líquida

O lastro líquido consiste em adicionar água nos pneus de acordo com a recomendação do fabricante.

Lastragem sólida

A lastragem sólida pode ser feita pela adição de discos metálicos nas rodas traseiras ou pela aplicação de placas de metal na parte dianteira do trator.

Como fazer lastreamento de trator?

Entender como realizar a lastragem está diretamente relacionado com as indicações de fábrica. Por isso, pesquise qual a marca do pneu e realize o processo como pede o fornecedor, para evitar problemas.

O ideal é que a lastragem proporcione, aos tratores, patinagem das rodas motrizes entre 10 e 15% em terrenos agrícolas. Uma dica para saber se o procedimento foi feito de forma ideal é analisar as marcas dos pneus no solo.

Quando feito de forma ideal, as rodas deixam formas bem evidentes no chão, o que demonstra que o trator está preparando o terreno como deveria.

Imagens demonstrando o lastro insuficiente, excessivo e ideal.
Da esquerda para a direita: lastro insuficiente, lastro excessivo e lastro ideal. Foto: Reprodução | Leonardo de Almeida Monteiro

Realizar a lastragem dos tratores garante que eles funcionem como devem, aumentam a vida útil dos pneus e proporcionam um maior rendimento na preparação do solo.

Com essas dicas, fica mais simples preparar o seu terreno. Existem outras informações e soluções importantes para o produtor rural e a Sicredi União PR/SP te ajuda a conquistar cada uma delas. Clique na imagem abaixo e confira!

Clique para conferir as soluções oferecidas pela Sicredi União PR/SP para o produtor rural.

Avaliar:

(1)