Desde que o conceito de sustentabilidade surgiu, em meados da década de 1970, ele vem se adaptando à sociedade, levando em consideração os novos hábitos e descobertas científicas. Dessa forma, é sempre possível propor novas formas de cuidar do planeta e contribuir para uma sociedade mais cooperativa.

Pensando nisso, uma das maneiras de se informar sobre o tema está ao alcance de suas mãos… literalmente! Ao seguir perfis no Instagram sobre sustentabilidade, você tem acesso a notícias, tendências e dicas que podem ser aplicadas ao seu dia a dia. 

Abaixo, listamos 10 contas incríveis e informativas que abordam os mais diversos temas, como reciclagem, moda, ecologia, economia familiar e consumo. Vamos conferir?

1. Menos 1 Lixo (@menos1lixo)

Depois de assistir ao documentário Trashed, que fala sobre a quantidade de lixo que é despejada nos oceanos, a comunicadora Fe Cortez resolveu modificar alguns de seus hábitos. Durante o ano de 2015, ela deixou de utilizar pelo menos 1.618 copos plásticos que lhe foram oferecidos, e segundo suas contas isso resultou em uma economia de quase 5 mil litros de água e evitou o descarte de todos esses resíduos no ambiente.

Inspirada pelo próprio exemplo, Fe criou o projeto Menos 1 Lixo, uma plataforma de educação ambiental online com o objetivo de conscientizar as pessoas e mudar o mundo por meio de medidas simples, como a diminuição do uso de copos e canudinhos.

instagram sustentabilidade menos 1 lixo
Inspirada em suas experiências de sustentabilidade, Fe Cortez criou o projeto Menos 1 Lixo. Foto: Menos 1 Lixo/Reprodução.

No Instagram, o projeto já conta com 668 mil seguidores e se dedica a trazer conteúdos informativos que engajem novas pessoas a aderir a práticas sustentáveis no seu dia a dia. 

2. Uma Vida Sem Lixo (@umavidasemlixo)

Assim como o projeto anterior, Uma Vida Sem Lixo surgiu da inspiração de uma mulher – mais precisamente, a designer gráfica Cristal Muniz. Depois de conhecer o blog Trash is for Tossers, ela decidiu que ficaria um ano evitando produzir qualquer tipo de lixo que precisasse ser destinado ao aterro sanitário e documentou essa experiência em seu blog.

Durante esse primeiro ano ela teve mais de 3 milhões de acessos e, com o incentivo do público, resolveu continuar com o projeto. Hoje, por meio das redes sociais e do site, seu projeto inspira pessoas a, assim como ela, levar uma vida sustentável, gerando o mínimo de resíduos possível.

3. Selo Eu Reciclo (@seloeureciclo)

Você recicla seu lixo? Essa iniciativa foi criada com o intuito de que as empresas pudessem se responsabilizar pelos resíduos de vidro, plástico, papel e metal produzidos. Para cada embalagem que colocam no mercado, elas devem dedicar uma parte da sua estrutura para reciclar os mesmos materiais.

Em troca, os produtos da fabricante podem utilizar o selo Eu Reciclo e mostrar para o seu público que realmente estão atuando em defesa da sustentabilidade e do meio ambiente.

instagram sustentabilidade selo eu reciclo
Ao repensar sua lógica de reciclagem, as empresas podem utilizar o selo eureciclo. Foto: Instagram/Reprodução.

No Instagram, o projeto informa o público sobre suas ações e também dá dicas para quem quer se informar sobre reciclagem e reutilização de resíduos. Vale a pena conferir!

4. Fashion Revolution (@fash_rev_brasil)

Outro setor que foi muito impactado pelas iniciativas sustentáveis foi a moda. Em oposição ao fast fashion – modelo de produção em massa que gera danos ao meio ambiente e utiliza mão-de-obra com baixíssima (ou sem) remuneração –, têm surgido projetos para alertar o público sobre a importância de se informar a respeito da origem dessas roupas.

Uma dessas iniciativas é o Instituto Fashion Revolution, que desde 2013, vem lutando contra as condições de trabalho análogas à escravidão no mundo inteiro e provocando debates sobre a forma de consumirmos moda.

5. Nosso Mundo Sustentável (@nossomundosustentavel)

Logo ao entrar no perfil do Nosso Mundo Sustentável, é possível ver posts a respeito de doação de sangue, reciclagem, economia de água, energia e alimentação. Isso porque o projeto atua em várias frentes, e tem como objetivo trazer “ideias para inspirar e transformar”, como eles mesmo afirmam. 

Direcionado à rede pública de ensino, promove atividades de conscientização, educação e discussões sobre um mundo mais sustentável em escolas, além de oferecer competições e premiações para projetos inovadores.

6. A Naturalíssima (@anaturalissima)

Sim, sustentabilidade e bem-estar podem andar lado a lado, e é isso que Marcela Rodrigues nos mostra no Instagram do projeto A Naturalíssima. Isso porque grande parte dos cosméticos que encontramos no mercado atualmente pode causar malefícios ao nosso organismo e ao meio ambiente.

Sua proposta é, portanto, que pratiquemos uma beleza limpa e consciente, voltada para o autoconhecimento. Você vai encontrar dicas sobre massagens faciais, produtos ecológicos, regeneração e autocuidado. Vale a pena conhecer!

7. CicloVivo (@ciclovivo)

O foco deste Instagram sobre sustentabilidade é informar o público. Toda semana, o CicloVivo disponibiliza notícias sobre energia sustentável, animais, agricultura coletiva, arquitetura, entre muitos outros assuntos. 

Além disso, é possível ver stories com informativos diários e lives sobre esses temas, com a participação de profissionais de referência em cada uma das áreas.

8. Transições Ecológicas (@transicoes_ecologicas)

Inspirada pelo movimento #zerowaste, implantado por Lívia Humaire em sua lavanderia, ela conseguiu eliminar 100% de químicos e 95% dos resíduos de embalagens. Porém ela não parou por aí…

Por meio de seu Instagram, ela pretende levar os benefícios desse movimento para outras pessoas e, em seu perfil, oferece conteúdos relacionados a testes de produtos ecológicos, redução de resíduos, consumo consciente e economia colaborativa, entre muitos outros temas.

9. Casa Sem Lixo (@casasemlixo)

Não existe “jogar lixo fora” já que, em nosso Planeta, não existe “fora”. A Casa Sem Lixo nada mais é do que uma iniciativa familiar que quer mostrar formas de desperdiçar menos todos os dias – e registrar isso para que mais pessoas possam se inspirar.

instagram sustentabilidade casa sem lixo
No Instagram @casasemlixo, Nicole traz ideias sobre o que fazer com seus resíduos. Foto: Instagram/Reprodução.

Com posts informativos e vídeos rápidos, Nicole e sua família ensinam dicas sobre reciclagem, compostagem, cozinha e beleza que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e gerar benefícios incríveis para o nosso planeta.

10. Sicredi União PR/SP (@sicrediuniaoprsp)

Por último: você já segue a Sicredi União PR/SP? Em nossa conta, trazemos dicas a respeito do cooperativismo, muitas delas incentivando a contenção de recursos, a economia colaborativa, o consumo sustentável e a preservação do meio em que vivemos.

Além desses conteúdos sobre sustentabilidade, você terá acesso a dicas sobre vida e educação financeira, e poderá conferir nossas ações em primeira mão. Clique na foto abaixo para acessar!

Seguir esses e outros perfis no Instagram sobre sustentabilidade é uma ótima forma de repensar velhos hábitos e aprender novas formas de ter um dia a dia mais benéfico para a nossa sociedade e o meio ambiente.


Para receber novas dicas como essas, preencha o formulário abaixo e assine a newsletter do Sicredi! Você receberá conteúdos a respeito de investimentos, vida financeira e sustentabilidade.

Avaliar:

(0)