Pesquisa aponta que 92% dos agricultores avaliaram bem as tecnologias criadas pelas startups participantes do Intensive Connection; segunda edição já tem selecionados

​O Intensive Connection, programa de potencialização de startups que apoiamos, encerrou a primeira edição com resultados que prometem novos horizontes na adoção de tecnologias capazes de gerar tran​​sformações positivas no agronegócio. Algumas das soluções desenvolvidas pelos participantes já foram testadas por produtores rurais e tiveram avaliação positiva de 92% deles, segundo o nosso levantamento.

Intensive Connection é idealizado pela AgTech Garage – um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness – e conta com a nossa participação, sendo uma maneira de nos aproximarmos do universo de startups, possibilitando a geração de valor para os produtores rurais. Nesta primeira edição contribuímos, por meio de mentorias, com as empresas Digifarmz e Elysios, para que elas desenvolvessem soluções tecnológicas aplicáveis no campo. Entre elas, aplicativos e softwares que ajudam agricultores no combate a doenças da soja, na rastreabilidade e até na gestão financeira da produção. Mesmo não fazendo parte do programa no período, também apoiamos pilotos com a empresa Aegro, obtendo resultados igualmente positivos junto ao público agro.

“Durante o Intensive Connection, além de apoiar as startups por meio de conhecimento técnico e estrutura, nosso papel é o de fazer a conexão entre as empresas e a nossa base de associados do meio rural, gerando uma relação de benefício mútuo. Ao mesmo tempo em que as startups têm o benefício de escala para pilotar os produtos, nossos associados se beneficiam com o conhecimento de novas tecnologias que podem auxiliar nas suas atividades. Trata-se de uma maneira de ir além da oferta de soluções financeiras e buscar identificar o que pode ser relevante para esse público no futuro, em termos de inovações que proporcionem melhorias na gestão das safras, por exemplo”, explica Cesar Bochi, diretor executivo de Administração do Sicredi.

Segundo Bochi, a próxima etapa do trabalho será oferecer as soluções tecnológicas criadas na primeira edição do Intensive Connection por meio da plataforma Sicredi Conecta, nosso aplicativo de marketplace que permite negociações entre os associados.

Segunda edição já tem selecionados

Após receber as inscrições de dezenas de startups de diversas regiões do país, anunciamos as startups Atomic Agro e Leigado como as participantes da segunda edição do Intensive Connection.

A partir de 13 de maio elas receberão mentorias técnicas e de negócios oferecidas por executivos experientes vinculados ao Sicredi, empresas parceiras e especialistas do AgTech Garage, além da possibilidade de realizar pilotos com nossos associados produtores rurais para validar suas soluções. As dinâmicas pretendem proporcionar aprendizados, vivências e relacionamentos para impulsionar a evolução dos participantes e seus negócios. Elas estão programadas para ocorrer na sede do hub de inovação, em Piracicaba (SP).

Intensive Connection é equity free, ou seja, não prevê investimento financeiro inicial das startups e não requer que o empreendedor inscrito venda ações de seu negócio por um valor pré-determinado. Nada impede, contudo, que durante ou ao final do programa seja negociado um investimento diretamente entre as partes interessadas.