Séries e filmes sobre investimentos e negócios entretêm e, ao mesmo tempo, ensinam como funciona o mercado financeiro. São ideais para investidores e entusiastas, pois sempre é possível tirar lições das grandes histórias.

São obras inspiradas em acontecimentos reais ou puramente de ficção, mas que retratam os bastidores de poder e dinheiro dos Estados Unidos, a maior potência econômica mundial.

Elaboramos uma lista com 10 séries e filmes sobre investimentos praticamente obrigatórios para compreender melhor esse universo. Veja só!

1. A Grande Aposta

Filme inspirado em fatos reais sobre a crise imobiliária norte-americana em 2008. O longa mostra um grupo de investidores que faz fortuna ao antever a bolha e apostar contra os bancos

A história conta como o analista econômico Michael Burry (Christian Bale) percebeu que as famílias que obtiveram crédito para comprar suas casas estavam com dificuldade para pagar as dívidas. A iminente inadimplência das hipotecas provava que os títulos oferecidos por grandes bancos não eram tão seguros quanto diziam. 

“A Grande Aposta”, dirigido por Adam McKay, foi inspirado no livro-reportagem de mesmo nome do jornalista e escritor Michael Lewis. Veja o trailer:

Ficha técnica
A Grande Aposta
Onde: Netflix
Duração: 2h11
Lançamento: 2015

2. A Negociação

Neste drama de 2012, pós-estouro da bolha imobiliária, o magnata da bolsa de valores Robert Miller (Richard Gere) se envolve em um acidente em que sua amante morre. 

Temendo prejuízo à sua reputação, ele foge do local. A escolha se dá pois Miller está prestes a vender sua empresa para um grande banco e quer fechar o negócio antes que uma fraude na companhia venha à tona. 

A trama se desenvolve com Miller tentando encobrir sua responsabilidade no acidente, em uma história sobre corrupção e ética na vida pessoal e nos negócios.  

Ficha técnica
A Negociação
Onde: Globoplay
Duração: 1h42
Lançamento: 2012

3. Billions

É uma série sobre mercado financeiro, poder e política. Na narrativa, o procurador federal Chuck Rhoades (Paul Giamatti) abre uma investigação contra Bobby Axelrod (Damian Lewis), gestor de um bilionário fundo de investimento. 

Axe e sua equipe usam meios nada éticos para conseguir informações privilegiadas e, assim, ter mais lucro nas operações financeiras. Do lado oposto, o procurador Chuck está focado no combate à corrupção e no modo como investidores usam manobras ilegais para atuar em Wall Street. 

Com o decorrer da trama, os dois personagens, até então de interesses completamente opostos, começam a ter um ponto de convergência. Chuck almeja poder, enquanto Axe tem uma sede inesgotável por dinheiro, assim, a dupla começa a agir em conjunto para eliminar seus rivais. 

Essa série sobre investimentos está na Netflix e traduz os jargões do mercado financeiro e retrata o universo das finanças de forma acessível. Assista ao trailer da primeira temporada!

Ficha técnica
Billions
Onde: Netflix
Temporadas: 5
Lançamento: 2016

4. Grande demais para quebrar

Na visão do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson (William Hurt), o filme mostra os momentos que antecederam a crise financeira de 2008: da derrocada do Lehman Brothers ao socorro do Tesouro para todos os bancos.

O espectador acompanha erros e acertos do governo norte-americano ao lidar com a crise e expõe o descaso do mercado financeiro para com as reais consequências do problema. É um filme que tenta retratar como a Casa Branca, banqueiros e o Banco Central se comportaram no momento de turbulência. 

Confira o trailer!

Ficha técnica
Grande demais para quebrar
Onde: HBO GO
Duração: 1h38
Lançamento: 2011

5. Girlboss

O enredo da série gira em torno de Sophia Amoruso (Britt Robertson), uma jovem falida que decide começar a vender roupas vintage pela internet. “Girlboss” foi inspirada no livro homônimo, um best-seller do New York Times, escrito pela empresária Sophia, CEO da extinta Nasty Gal. 

A série traz lições sobre empreendedorismo, empoderamento feminino e mostra que o planejamento é a chave para conseguir ter um negócio bem sucedido. 

Sophia aos 28 anos começou a vender roupas vintage no Ebay até construir a Nasty Gal, uma empresa de moda multimilionária, o que fez a Forbes a colocar entre as jovens mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 280 milhões. 

O sucesso de vendas no Ebay fez com que a marca abrisse o próprio e-commerce. O sucesso foi tão grande que o estoque foi vendido em um único dia. A partir daí, Nasty Gal deslanchou e inaugurou lojas físicas em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Em 2014, no entanto, o primeiro negócio da jovem empreendedora, entrou em decadência e foi vendido para uma multimarcas britânica, que queria implantar um novo conceito na Nasty Gal, com roupas a preços mais baixos para competir com redes de fast fashion. Não deu certo e, em 2016, depois de 10 anos em atividade, a justiça decretou a falência da empresa. 

A Netflix cancelou a série após a primeira temporada. 

Ficha técnica
Girlboss
Onde: Netflix
Temporadas: 1
Lançamento: 2017

6. House of Cards

Frank Underwood (Kevin Spacey) é um congressista com grandes ambições. Ele visa a Casa Branca e, para isso, articula nos bastidores todo e qualquer tipo de ação ilícita e criminosa para chegar onde quer. 

Em seis temporadas, “House of Cards”, a primeira série original da Netflix, mostra como decisões arquitetadas em gabinetes do Congresso dos Estados Unidos são capazes de influenciar a economia. 

A trama aborda liderança, técnicas de gestão, finanças, ambição, corrupção, poder e estratégia. 

Na quinta temporada, a Netflix demitiu o protagonista Kevin Spacey, após acusações de agressão sexual. Na sexta, e última, temporada, com Frank fora da jogada, sua mulher, Claire (Robin Wright), assume a Presidência da República. 

Ficha técnica
House of Cards
Onde: Netflix
Temporadas: 6
Lançamento: 2013

7. O Lobo de Wall Street

O roteiro desse filme sobre investimentos é baseado em uma história real. Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um ambicioso corretor do mercado financeiro que foi condenado por fraude e lavagem de dinheiro. 

Ele operava assim: comprava ações de empresas que ninguém conhecia, e seu time de operadores praticamente forçava a compra por investidores inexperientes. Com a valorização das ações, Belfort as vendia, deixando os clientes na mão. 

Belfort fez fortuna de forma ilícita, pois enriqueceu às custas de investidores desavisados nos anos 1990. Milionário, ele e seus amigos levavam uma vida de excessos. Assista ao trailer!

Ficha técnica
O Lobo de Wall Street
Onde: Amazon Prime Video
Duração: 2h59
Lançamento: 2013

8. Silicon Valley

“Silicon Valley” é uma série sobre quatro programadores e suas carreiras no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Entre doses de humor e realidade, o enredo mostra o funcionamento do mercado de startups, entre vendas, fusões e aquisições. 

A série aborda empreendedorismo, construção de negócios, trabalho em equipe, atitude e capital.

Ficha técnica
Silicon Valley
Onde: HBO GO
Temporadas: 6
Lançamento: 2014

9. Suits

Série sobre investimentos que mostra a rotina de um grande escritório de advocacia. A nona e última temporada estreou nos Estados Unidos em julho. Embora o foco da trama esteja na solução de casos nos tribunais, a série deixa lições sobre liderança, empreendedorismo, persuasão e negociação.

O escritório do advogado Harvey Specter (Gabriel Macht) atende grandes empresas, bancos e investidores; inserindo assuntos financeiros na trama. 

Ficha técnica
Suits
Onde: Netflix
Temporadas: 9
Lançamento: 2011

10. Wall Street: o dinheiro nunca dorme

Esse filme sobre investimentos é a continuação do longa “Wall Street: poder e cobiça”, de 1987. Gordon Gekko (Michael Douglas) foi preso por fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Após cumprir os oito anos de cadeia, ele deixa a penitenciária e percebe que Wall Street não mudou: o que manda é o dinheiro. 

O filme aborda a crise financeira de 2008 sob o ponto de vista dos banqueiros e conta histórias de bastidores. Este é apenas um dos enredos do longa, que agora mostra Gekko como um escritor e palestrante crítico do comportamento de risco dos mercados e tentando ajudar o genro Jacob (Shia LaBeouf), um operador de Wall Street, a se aproximar de um grande investidor por vingança.

Vale a pena assistir antes o filme Wall Street: poder e cobiça, que retrata os jogos de poder – e suas consequências – na bolsa de valores de Nova York. 

Ficha técnica
Wall Street: o dinheiro nunca dorme
Onde: Amazon Prime Video
Duração: 2h13
Lançamento: 2010

Pronto para maratonar essas séries e filmes sobre investimentos no fim de semana? Depois de saber um pouco mais sobre o enredo de cada um, aproveite as sessões de entretenimento para também aprender sobre finanças. 

Para receber conteúdos semanais sobre investimentos, orçamento doméstico e finanças pessoais, assine nossa newsletter!

Avaliar:

(0)