Pintando as Emoções traz a visão de colaboradores durante o isolamento social

A exposição itinerante ‘Pintando as Emoções’, resultado do trabalho realizado por 32 colaboradores da Sicredi União PR/SP, será aberta no dia 20 de maio, na agência Centro da instituição financeira cooperativa, localizada na cidade de Limeira, na região Centro Paulista.

A mostra apresenta o trabalho artístico de pessoas que tem algum tipo de deficiência intelectual e que encontraram na pintura uma forma de enfrentar a ansiedade e a angustias provocadas pelo período de isolamento social, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Dos 32 colaboradores participantes, 24 prestavam serviços para a cooperativa de crédito a partir de salas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), nas cidade de Maringá e Nova Esperança, ambas no Paraná, e outros oitos já haviam sido inseridos na rotina das agências, num trabalho desenvolvido por meio do Projeto Eu Coopero com a Inclusão.

Abertura da exposição Pintando as Emoções será em 20 de maio, às 16h, na agência Sicredi, localizada à rua Tiradentes, nº 725 – Centro, em Limeira (SP)

“Por serem de grupo de risco, essas pessoas foram afastadas da rotina do trabalho durante a pandemia, o que aumentou a ansiedade do grupo e surgiram problemas diversos, como obesidade, inquietude”, informou Diego Menão, gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo da Sicredi União PR/SP, área à qual o Projeto Eu Coopero com a Inclusão está inserido.

Desde que eles foram para casa, a cooperativa vem realizando várias atividades remotas, como lives com a participação de diretores da instituição e oficinas variadas, especialmente para esse público e foi na pintura que encontraram a melhor forma de se expressarem. Para tanto, cada colaborador recebeu, em casa, telas e todo o material necessário para o trabalho.

“A deficiência intelectual é uma das muitas características que eles possuem e, aqui na Sicredi, nosso papel é encontrar as potencialidades que eles têm e desenvolvê-las, com os recursos adequados para isso. E assim,

eles têm condições de interagir e cooperar com a comunidade”, comentou Lara Pimenta Ganassin, responsável pelo projeto dentro da cooperativa.

A exposição é itinerante e foi inaugurada primeiramente no espaço CoopConecta, em Londrina (PR). Agora parte para outras agências e a primeira a receber a mostra é Limeira, no interior de São Paulo.

SERVIÇO

Abertura da exposição Pintando as Emoções

Local: Agência Sicredi – Rua Tiradentes, nº 725 – Centro / Limeira

Data: 20/05/2021

Horário: 16h

Visitação: a exposição pode ser visitada durante o expediente da agência

Avaliar:

(0)