Encontro do PUFV reúne professores e gestores de educação

Encontro do PUFV reúne professores e gestores de educação

Sicredi Dexis agrupou profissionais de escolas das cidades onde aplica o programa A União Faz a Vida

O Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União PR/SP) reuniu mais de 60 pessoas, entre secretários de Educação e coordenadores locais do programa A União Faz a Vida (PUFV), das regiões centro e centro leste paulista, em um Encontro de Educação realizado na terça-feira (23), em Mogi Guaçu/SP.

Principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa, este mesmo Encontro de Educação do PUFV se repetiu na quinta-feira (25) em Maringá/PR e acontece nesta sexta (26) em Cianorte/PR.

Na abertura do evento em Mogi Guaçu, o diretor-executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, fez questão de frisar que a finalidade do programa é construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em âmbito nacional. “É por isso que ele é tão importante para nós e investimos tanto nele. A União Faz a Vida é o passaporte para o futuro do cooperativismo”, definiu.

Para Rogério Machado, diretor-executivo da Sicredi Dexis, finalidade do programa é construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania

O Encontro de Educação contou ainda com a presença da assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Central PR/SP/RJ, Alyne Lemes; da coordenadora de Desenvolvimento Social da Sicredi Dexis, Taiane do Nascimento Andrade Boccato; da analista de Desenvolvimento do Cooperativismo e gestora do programa na Sicredi Dexis, Amanda Fantucci.

“Além de ter sido um grande sucesso de participação, o Encontro atingiu os objetivos propostos e mostrou como é importante e necessário viabilizar o programa A União Faz a Vida nos municípios”, avaliou Taiane.

Na parte da manhã, aconteceram oficinas e dinâmicas conduzidas pelos assessores pedagógicos do Programa A União Faz a Vida: Silvio Munari, Henrique Bortolotti, Janice Antiqueira, Liliane Buzagnani e Silvana Buri. No final desta primeira parte, três experiências bem sucedidas do PUFV foram apresentadas no formato de um talk show, com a participação das representantes do programa nas cidades de Aguaí e Mococa, pioneiras na implantação do programa na região centro leste paulista, e a vivência com crianças da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Vargem Grade do Sul.

Momentos do evento em Mogi Guaçu/SP; encontro aconteceu durante o dia todo na terça-feira (23)

Já à tarde, houve a palestra do pedagogo Rodolpho Martins (Dodô), sobre ‘Pedagogia da Cooperação’, com a efetiva participação dos presentes em abordagem sobre as mais variadas metodologias colaborativas, entre elas jogos, cantos, danças circulares, conversação significativa e open space, abordagem com um determinado propósito, onde as pessoas participantes se auto-organizam dentro de uma estrutura sem hierarquia.

“A palestra tem o objetivo de fazer os educadores refletirem sobre o padrão estabelecido pela educação nos dias atuais, comparando a jogo e uma competição, portanto se necessita ter um ganhador. Isso os faz pensar se são diferentes ou complementares”, explicou Dodô. “Como estudioso desse assunto penso que ao competirmos, quando o assunto é educação, todos perdem pois o cooperativismo está na base da existência humana”, completou.

Encontro do Programa A União Faz a Vida reuniu gestores e professores em Mogi Guaçu/SP

TUMM

Há seis anos, o programa A União Faz a Vida foi implanto na cidade de Mococa e, além de se estender para todas as 23 escolas da cidade, a ONG Todos Unidos Mudaremos Mundo (Tumm) também aderiu à metodologia.

A grande meta do programa é a de desenvolver atitudes e valores de cooperação e cidadania nas crianças. Porém, após três anos como coordenadora local do programa posso dizer que vai muito além disso, pois o método deixa as crianças mais curiosas, questionadoras e críticas, ou seja, estamos formando um cidadão melhor para o futuro”, afirmou Carolina Gabriela Maria de Oliveira.

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]