De um lado entidades enfrentam queda nas receitas, do outro lado hamburguerias de Maringá trabalham para manter o faturamento em meio à pandemia e restrições de funcionamento. Pois a ajuda para esses dois públicos virá em forma de cooperação: é que dez cooperativas se uniram para o Dia C, celebrado no primeiro sábado de julho por meio de ações solidárias.

Se nos anos anteriores os voluntários das cooperativas produziram fraldas geriátricas para asilos e pizzas para entidades sociais, neste ano a ação será a venda de hambúrgueres de dez lanchonetes, com renda revertida para cinco entidades de Maringá. Serão contemplados Lar Escola da Criança de Maringá, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Lins de Vasconcellos, Asilo São Vicente de Paulo de Maringá e Família Sopão. A expectativa é que cada uma receba R$ 10 mil.

Para isso, dez cooperativas adquiriram centenas de vouchers de hambúrgueres e doaram para as entidades comercializarem. Parte da renda ficará com essas entidades e parte ficará com as lanchonetes para cobrir os custos e gerar um pouco de lucro, incentivando o comércio local. E, claro, a população pode ajudar adquirindo o voucher por R$ 30 ou comprando o lanche por meio do aplicativo Aiqfome, que é parceiro da ação. Será possível receber em casa, no caso da compra pelo aplicativo, ou retirar/consumir no local, em caso de voucher adquirido da entidade. A ação será de 3 a 10 de julho.

O Dia C é uma ação conjunta da Cocamar, CooperaCom, Pluricoop, Sicoob Metropolitano, Sicredi União PR/SP, Sinergi, Unicampo, Unicred, Unimed Maringá e Uniodonto Maringá. Com exceção da CooperaCom, que é de Curitiba, todas as outras são de Maringá.

Participam da campanha as seguintes hamburguerias: Thunder Burger, Super Burger, Barbiekill, Casa da Mãe Joana, Hands Bar Board Games, Gigio’s Pão de Alho Sanduicheria, O Conde Sandwich, Mr Hoppy – todas aceitam cupom físico e virtual – Tatoe’s Burger e Johnny Rockets – as duas últimas só aceitam voucher físico.

O Dia C

Criado em Minas Gerais em 2009, o Dia de Cooperar, ou Dia C, realiza ações sociais por meio de voluntários de cooperativas. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em 2020 quase 8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as cerca de 3 mil iniciativas realizadas por mais de 2 mil cooperativas e 140 mil voluntários.

Avaliar:

(0)