Ao lado dos tributos, as despesas bancárias fazem parte dos gastos mensais de qualquer empresa, e reduzi-las – sem que haja impacto negativo no negócio – é o objetivo de todo empreendedor. 

Transferências, emissões de boletos, folha de pagamento, empréstimos e saques são operações que integram o dia a dia financeiro, e quanto menos você pagar por elas, mais dinheiro haverá para investir e crescer.

Selecionamos as melhores dicas para que micro e pequenas empresas consigam reduzir custos bancários. Veja quais são!

Abrir conta PJ

Como a conta corrente para pessoa jurídica é reconhecida por ter taxas menores, alguns gestores acabam misturando as finanças pessoais com as da empresa. Esse é considerado um erro básico dos empreendedores iniciantes e que deve ser evitado por todos.

O distanciamento das contas pessoais e empresariais serve para reconhecer todos os indicadores que fazem parte do negócio: fornecedores, despesas fixas e variáveis, folha de pagamento, pró-labore, crédito, taxas, investimentos, entre outros. Quando o gestor separa os orçamentos, consegue administrar melhor o caixa do negócio. 

fluxo-de-caixa-descomplicado

Além de uma administração financeira organizada, as vantagens da conta PJ incluem taxas bancárias melhores, concessão de crédito especial e produtos financeiros específicos. 

Contratar um pacote de serviços adequado

Ter um pacote de serviços compatível com a movimentação financeira da empresa é uma forma de reduzir os custos bancários. 

Uma boa forma de entender as necessidades bancárias da empresa é analisar o histórico de transações dos últimos três meses. Dessa forma, você pode descobrir quais são as operações mensais mais frequentes. 

Com o histórico em mãos, é hora de escolher o pacote de serviços bancários compatível com o volume e o tipo das movimentações. Lembre-se que contratar a melhor opção pode te livrar de pagar por operações extras. 

E mais: o produto ilimitado pode ser um exagero para o porte da empresa, gerando, assim, gastos desnecessários. 

Comparar serviços de outras instituições financeiras

A sua insatisfação com a instituição atual pode (e deve) ser um motivo para fazer comparativos com os serviços oferecidos pelos concorrentes. Avalie os pacotes disponíveis, a facilidade para fazer operações e conseguir negociações diferenciadas. Com essa pesquisa, você chegará ao melhor custo-benefício para o seu negócio. 

despesas-bancarias
Confira preços e serviços de pacotes bancários de várias instituições financeiras.

Compare as tarifas cobradas e os tipos de serviços bancários oferecidos, a facilidade de realizar operações pelos canais digitais de atendimento, a existência de uma agência na sua cidade ou região e o suporte oferecido pela instituição financeira para a sua empresa. 

A Febraban tem uma ferramenta comparativa de tarifas.

Abrir conta em cooperativa de crédito

As cooperativas de crédito atendem pessoas jurídicas, físicas e produtores rurais para oferecer serviços desenvolvidos de acordo com a necessidade dos associados. 

Para as empresas, existem nas cooperativas produtos e serviços que apoiam a gestão financeira a partir de taxas de juros justas, atendimento diferenciado e soluções que impulsionam o desenvolvimento do negócio. 

Além disso, o associado não é um mero cliente da cooperativa, e sim um dos donos da entidade, com poder de decisão sobre os rumos da instituição e recebimento do resultado financeiro com a distribuição anual de sobras. 

A Sicredi União PR/SP é uma cooperativa de crédito integrante do Sistema Sicredi, que administra ativos de mais de 4,5 milhões de pessoas há 117 anos.

Com atuação em 109 cidades do Paraná e de São Paulo, a Sicredi União PR/SP faz a diferença na vida financeira de 250 mil associados. Saiba o que também podemos fazer pela sua empresa, clicando no banner abaixo!

sicredi-solucoes-para-empresas

Avaliar:

(0)