7 dicas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional

7 dicas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional

Todos os dias, estamos buscando continuamente novas formas de aprimorar nossas habilidades e comportamentos para nos tornarmos melhores, seja no ambiente de trabalho ou na vida particular. 

Esse processo é chamado de desenvolvimento pessoal e profissional, e ele ocorre por meio da adoção de ações simples no cotidiano. Dessa forma, é possível acompanhar seu crescimento e observar uma série de melhorias no seu dia a dia.

Abaixo, listamos sete dicas importantes para quem quer entender como se desenvolver de diversas maneiras. Leia até o fim e confira se essas práticas fazem sentido para você!

1. Estabeleça metas e planos de ação

Não existe caminho sem saber onde se quer chegar. Por isso, o primeiro passo para se desenvolver é estabelecer metas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Em um caderno, agenda, planner ou até mesmo em uma planilha, liste alguns objetivos que você pretende alcançar durante o ano, como ser promovido, economizar determinada quantia de dinheiro, fazer um curso ou uma viagem.

Definidas as metas, chegou a hora de traçar um plano de ação. Essa é uma forma de acompanhar seu desempenho e até mesmo de se motivar durante o processo. Para isso, inclua pequenas atividades que podem ser realizadas para atingir o objetivo final.

Se a meta é ler 30 livros até o fim do ano, por exemplo, calcule uma média de páginas para ler diariamente, e de livros que você deverá ter completado a cada dois ou três meses. 

2. Consuma conteúdos construtivos

Em nosso tempo livre, estamos sempre consumindo filmes, séries, livros, documentários, podcasts e vídeos no YouTube. Por que não aproveitar esses períodos para assistir, ler e ouvir conteúdos que sejam construtivos?

Utilize os serviços de streaming para buscar títulos inspiradores, sejam eles baseados em histórias reais ou ficcionais. O mesmo vale para os livros: prefira aqueles voltados para o autoconhecimento e biografias sobre grandes personalidades.

homem lendo livro sobre desenvolvimento pessoal e profissional deitado no sofá
Aproveite uma parte do seu tempo de descanso para ler livros que ajudem no seu desenvolvimento.

Uma sugestão é consumir podcasts e vídeos no YouTube em momentos que você está fazendo outras tarefas, como limpar a casa, lavar louça e a caminho do trabalho. 

Atenção: isso não significa que todo o tempo que você tiver livre deve ser dedicado ao seu desenvolvimento – muito pelo contrário! Também é importante que você consuma conteúdos descontraídos, como forma de se divertir e descansar a mente. Trata-se de uma questão de se organizar e identificar as oportunidades. 

3. Crie rotinas e hábitos

O renomado psicólogo e autor inglês Jeremy Dean realizou uma série de estudos sobre a rotina das pessoas, e concluiu que uma ação demora, em média, 66 dias para se tornar um hábito. 

Por essa razão, se você pretende que o desenvolvimento pessoal e profissional seja uma busca constante, é essencial que você crie rotinas no seu cotidiano e transforme as suas atividades em hábitos.

Crie cronogramas diários de ações que você precisa realizar, sejam elas relacionadas a trabalho, cuidados pessoais e com o seu lar, atividades físicas, lazer, enfim! Essa é uma forma de gerenciar o tempo que você tem disponível, e também de clarear as ideias durante a semana. 

4. Conheça pessoas e troque experiências

Cada pessoa tem sua própria história, sonhos, metas e vivências. Toda essa bagagem pode gerar conversas e trocas, e trazer lições valiosas tanto para você quanto para o outro. 

Pensando nisso, valorize o tempo que você passa com outras pessoas, e procure aprender com suas experiências. Pratique a escuta ativa e busque compreender o que está sendo passado a você.

Mas como fazer novas amizades? No âmbito profissional, você pode visitar eventos da sua área de trabalho, passear por estandes e ir a palestras. Outra forma de encontrar pessoas é por meio do LinkedIn, em que você pode buscar perfis similares ao seu.

Já para trocar experiências pessoais, comece falando com amigos e colegas de trabalho. Você também pode sair para lugares que você gosta de frequentar e eventos sobre temas que você se interessa. Nas redes sociais, siga páginas e grupos de assuntos que lhe agradem.

Entretanto, mais que tudo isso, é importante que você esteja pronto para ouvir e aprender a todo momento. Você vai se surpreender com o que pode aprender com os outros!

5. Busque atividades de autoconhecimento

Um dos aforismos mais conhecidos da Grécia Antiga, atribuído ao Oráculo de Delfos, é “conhece-te a ti mesmo”. Ele nos revela que, desde os tempos mais primórdios, o ser humano reconhece que o autoconhecimento é uma atividade essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Todavia, nem sempre é fácil olhar para si, e por isso, a busca por práticas que levem ao autoconhecimento pode ser uma forma de se desenvolver.

homem sentado no sofá conversando com seu terapeuta para desenvolvimento pessoal e profissional
A psicoterapia é uma prática que pode auxiliar você no autoconhecimento.

Atualmente, há uma grande variedade de atividades para essa finalidade, como diferentes tipos de terapia, psicoterapia, meditação, yoga, grupos de discussão, mentoria, enfim! São muitas opções, e vale a pena experimentá-las e entender qual mais se aplica à sua personalidade. 

6. Preste atenção à sua imagem pessoal

Você sabe quais as impressões que você causa nas pessoas? Essa questão está diretamente relacionada à sua imagem pessoal, ou seja, a forma como os outros enxergam você quando o conhecem.

Isso vai muito além das roupas que você veste e do seu corte de cabelo. Embora a aparência seja importante, as impressões que mais importam são a forma que você se porta, se comunica e a clareza nas suas ideias.

Uma confusão comum que muitas pessoas fazem é que a imagem pessoal deve seguir um padrão, como se houvesse um ideal a ser seguido. Na verdade, o intuito é que você seja a melhor versão de si mesmo e transmita com clareza a sua essência.

7. Aprenda com os erros e feedbacks

Todos nós cometemos erros diariamente, e isso é perfeitamente normal. Entretanto, reincidir em erros pode ser um problema, e muitas vezes, eles podem até mesmo se tornar hábitos e fazer parte da nossa rotina.

Por essa razão, esteja sempre atento à sua maneira de agir e falar, e se isso causa algum desconforto nos outros. Atenção: você não precisa adequar a sua forma de ser para agradar às outras pessoas, mas em alguns casos, é possível escolher formas de se expressar que condizem com seu ciclo de amigos e trabalho.

mulher gerente dando feedback profissional para homem
Fique atento aos feedbacks passados por seus gestores! Eles são importantes para a correção de erros.

Por falar no ambiente profissional, um recurso muito utilizado por gestores é o feedback, em que se recebe um retorno a respeito de condutas de trabalho. Essa prática pode lhe trazer muitos ensinamentos e até mesmo recompensas no seu emprego, portanto, anote os pontos de melhoria e busque aperfeiçoá-los.

A busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional deve ser uma atividade constante. A boa notícia é que, seguindo essas dicas você será recompensado dia após dia, e poderá acompanhar o seu crescimento.

Se você leu nosso conteúdo até aqui e quer receber novas dicas em primeira mão, assine a nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo!

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]