Aprender a investir é uma tarefa que precisa de dedicação e de desenvolvimento, a fim de aplicar seu dinheiro em programas que de fato façam sentido para sua realidade. Nessas horas, existem cursos gratuitos de investimento que te ajudam.

A melhor forma de entender como começar a investir é se especializando na área com antecedência. Assim, você entende, por exemplo, qual a diferença entre renda fixa e renda variável, e consegue compreender melhor os termos e as expressões que são usados na hora de realizar aplicações.

Para te ajudar a se familiarizar com o ramo, separamos os 8 melhores cursos para aprender a investir disponíveis na internet de forma gratuita. Continue a leitura, anote os que te chamam a atenção e comece agora mesmo a fazer as aulas!

Clique para baixar o e-book sobre mudança de hábitos para investir.

1. Curso do Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um dos programas que responde “qual o melhor investimento?”, pois é conhecido pela sua segurança, flexibilidade e acessibilidade, visto que a aplicação pode ser feita a partir de R$ 30.

Para democratizar mais ainda o acesso, o Tesouro Direto disponibiliza três materiais educativos, com curso de investimento avançado, intermediário e básico, todos online e gratuitos.  

As aulas foram desenvolvidas em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), e a inscrição é feita na plataforma da instituição.

O Tesouro Direto salienta, ainda, que o curso é indicado para participantes do programa e para aqueles que ainda não o conhecem. Portanto, organize-se para fazer os três níveis disponíveis.

Dica: na página da Esaf, você encontra aulas sobre educação financeira com foco em gestão de finanças pessoais, cidadania fiscal e muito mais. Se tiver tempo e se interessar, vale a pena expandir os conhecimentos para outros ramos do mercado de aplicações.

2. Fundos de Investimentos Imobiliários

É comum que, no mercado de investimento, existam certos termos mais usados em programas específicos. 

Esse movimento acontece com frequência nos fundos de investimentos imobiliários (FIIs), formas de aplicação focada em imóveis de diferentes segmentos, nas quais os investidores se beneficiam com a valorização dos ativos.

Pensando nas particularidades do FII, a Anbima preparou um curso para aprender a investir no programa sem dúvidas ou receios. As aulas apresentam os principais conceitos dos produtos dessas aplicações, a regulamentação aplicada ao funcionamento e como é a atuação no mercado imobiliário.

Homem negro fazendo anotações enquanto assiste ao curso gratuito de investimento online.
Realizar cursos de investimento é uma forma de descobrir onde aplicar seu dinheiro com mais segurança.

Após a realização da inscrição, você possui 30 dias para finalizar todos os módulos e, quando concluir o curso, recebe um certificado digital de participação. Ele possui três horas de duração, ao todo.

As aulas são divididas em três grandes categorias: “conceitos”, “regulamentação essencial” e “na prática”. Conforme os ensinamentos são passados, os professores comentam quem pode investir, como funcionam os lucros e os rendimentos, casos de impossibilidade de resgate e como é a distribuição de renda — com exemplos práticos.

Além disso, engloba conceitos como segurança jurídica, direitos, distribuição e negociação de cotistas, principais segmentos de atuação e muito mais. Vale a pena reservar algumas horas para realizá-lo, pois é o melhor curso de investimento quando o assunto são FIIs.

3. Poupança e Investimento

Organizado pela CVM, essa formação já teve quase 10 mil inscritos. Ela baseia os estudos em três módulos principais, que auxiliam a organizar a vida financeira, gerir os gastos e a investir, com foco especial em poupanças.

É um curso indicado para quem busca formas de realizar um planejamento financeiro eficiente de forma que seja possível realizar aplicações com consciência, compreendendo seus objetivos, prazos e necessidades.

A CVM ainda conta com outras duas opções, que abordam matemática financeira básica e educação financeira para jovens. 

4. Como fazer investimentos — Módulo 1 e módulo 2

Com o propósito de montar um material rico e completo para quem está buscando como começar a investir, a Fundação Getúlio Vargas estruturou dois módulos de curso, o primeiro com doze horas de duração, e o segundo com oito. 

A primeira parte aborda os conhecimentos e conceitos fundamentais para definir e realizar investimentos, ao mesmo tempo em que apresenta as principais características de diversas aplicações, principalmente daquelas relacionadas a fundos de investimento.

Já a segunda parte distingue do módulo um apenas nas aulas finais, visto que foca em investimentos mais diferentes e menos explorados, diversificando a apresentação de programas e de ações. 

Mão segurando uma caneta sobre folhas repletas de gráficos.
Os cursos de investimento apresentam os programas de forma detalhada, para que você entenda as diferenças entre cada um deles e saiba qual faz mais sentido para seus propósitos.

Por fim, também aborda a relação entre ativos, os riscos sistemáticos e apresenta o investimento em ouro e outras matérias-primas de alto valor.

São dois cursos indicados para quem quer descobrir o quão vasto é o universo das aplicações, assim como os principais conceitos que perpassam o assunto.

5. Investimento em renda fixa

Para quem busca uma opção rápida e mais focada, esse curso, disponibilizado pela Udemy gratuitamente, é a melhor escolha.

O propósito das aulas é ensinar iniciantes a investirem em títulos de renda fixa, como o Tesouro Direto, o CDB, o LCI/LCA, o CRI/CRA e o Debêntures. Sempre, claro, com segurança e focando no aumento da rentabilidade.

O curso tem pouco mais de 1h30 de duração e aborda os primeiros passos para quem quer começar a investir. No entanto, por ser bem básico, não é indicado para aqueles que buscam conhecimentos aprofundados. 

6. Como começar a investir em renda variável

Se o seu desejo é investir em renda variável, porém sente que ainda precisa desenvolver seus conhecimentos, essa opção, produzida pela Yubb, pode te ajudar.

Assim como o curso anterior, é bastante rápido — menos de 40 minutos de duração — e aborda os principais investimentos de renda variável, como fundos imobiliários, ETFs e ações de forma prática, simples e direta.

7. Como investir na bolsa de valores

Para quem sonha em investir na bolsa de valores, uma dica é realizar o curso da Vou na Bolsa, repleto de estratégias e dicas de aplicações para crescimento acelerado.

Mão segurando uma caneta e acompanhando as ondas de um gráfico.
Sonha em investir na bolsa? Esse curso apresenta informações importantes para realizar as ações.

Ao mesmo tempo, a formação possui informações importantes para identificar quando a bolsa pode apresentar quedas, evitando possíveis perdas por parte dos investidores.

É um curso para iniciantes com cerca de cinco horas de aula, que pode ser feito gratuitamente e pela internet.

8. Análise fundamentalista clássica de ações

Se você possui um perfil mais analista e gosta de tomar ações assertivas, esse curso, disponibilizado pela Udemy, vai ajudar na hora de decidir em quais empresas investir suas ações.

Para isso, a formação aborda os conceitos relacionados à análise fundamentalista de ações, uma forma de definir no que aplicar a renda para construir patrimônios. A abordagem clássica é utilizada por muitos investidores e permite avaliar qualquer empresa com capital aberto de forma prática e segura.

O requisito para iniciar as aulas é ter as noções básicas do mercado de ações, portanto, vale fazer alguns cursos antes. O foco é em pessoas que desejam investir a longo prazo e os módulos duram cerca de cinco horas, ao todo.

É sempre bom lembrar que, antes de começar a investir, vale fazer cursos, conhecer vários programas e se planejar com cuidado para ter bons rendimentos de acordo com suas necessidades e objetivos.

Por isso, tente fazer mais de um dos cursos gratuitos de investimentos, para se especializar e tomar ações mais assertivas e que gerem maior retorno.
Para continuar atento a dicas de investimento, de controle financeiro e de como economizar, assine a newsletter da Sicredi União PR/SP e receba novidades exclusivamente no seu e-mail!

Avaliar:

(1)