O cooperativismo é um modelo de organização econômica que existe há séculos e, até os dias atuais, atua defendendo a democracia e a cooperação na tomada de decisões. Em inúmeros contextos, trabalha gerando desenvolvimento econômico e social em diversas frentes.

Uma dessas áreas é justamente o agronegócio. Mesmo em meio a um mercado competitivo e repleto de grandes concorrentes, o cooperativismo rural consegue atender às demandas dos produtores e favorecer sua autonomia.

A Sicredi União PR/SP, por exemplo, tem um grande portfólio à disposição do cooperado, e auxilia em frentes como seguro, crédito rural e investimento, sempre buscando entender e atender às demandas do produtor.

Abaixo, explicamos com mais detalhes como funciona uma cooperativa rural, tirando as principais dúvidas de quem tem interesse em entrar para esse movimento. Em seguida, explicamos como funcionam as principais linhas do Sicredi União PR/SP. Confira conosco!

O que é cooperativismo rural

Em meados do século 17, na Europa, alguns grupos passaram a se unir para pensar em maneiras de contestar os modelos liberais que imperavam na época. A ideia, desde o início, era trazer autonomia ao trabalhador e maior participação nos lucros obtidos.

Desde então, formou-se o cooperativismo, um modelo de organização em que todos são donos, têm participação na tomada de decisões e nos lucros, e atuam por uma sociedade mais justa e igualitária. Até os dias atuais, o movimento já engajou mais de 1,2 bilhões de pessoas no mundo e gerou cerca de 250 milhões de empregos, de acordo com a Organização de Cooperativas do Brasil.

cooperativismo rural o que é cooperativismo rural
Com o cooperativismo, o indivíduo tem poder de decisão e atua por uma sociedade melhor.

Há diferentes modelos de cooperativas, cada uma com um tipo de atuação. Entre eles, podemos citar as de crédito, consumo, trabalho, e, é claro, as cooperativas rurais.

O principal objetivo das cooperativas rurais é organizar-se para auxiliar nos custos da produção, oferecendo melhores condições na compra de insumos, matéria-prima e suprimentos. 

Dessa forma, os produtores cooperados não precisam depender apenas dos incentivos do Governo Federal, e têm mais alternativas na captação de crédito rural. Também é possível amenizar os efeitos de possíveis intempéries que atinjam a colheita e as variações na cotação das moedas.

As cooperativas ganham justamente graças ao coletivo: por serem um grupo organizado de produtores, conseguem suprir o mercado em maior volume que se estivessem sozinhos. Isso torna seu preço final mais atrativo ao consumidor, e permite a competitividade com grandes agricultores.

Conheça a Sicredi União PR/SP

Fundada em 1985, a Sicredi União PR/SP é uma das maiores cooperativas do Brasil. Possui mais de 100 agências entre os estados de São Paulo e Paraná, e conta com mais de 229 mil associados. 

Com uma ampla oferta de produtos de investimento, ao tornar-se um cooperado, você passa a contar com o apoio de profissionais especializados para escolher a melhor forma de aplicar seus recursos de acordo com o seu perfil.

Entre as formas de apoio para custear a produção e gerar renda para os produtores rurais associados, a cooperativa atua em três principais frentes: o crédito rural, os seguros e os investimentos. A seguir, vamos explicar com mais detalhes sobre cada uma.

Crédito Rural

Para que o produtor rural possa aproveitar o Plano Safra vigente, a cooperativa oferece diferentes linhas de crédito que podem ser aplicadas desde o custeio agrícola e pecuário à implantação, ampliação ou modernização da estrutura das atividades.

Entre os principais financiamentos, podemos citar o Pronaf e o Pronamp, cada um com linhas específicas para diferentes situações.

Seguros

A Sicredi União PR/SP possui parcerias com as maiores seguradoras do mercado para oferecer seguros agrícolas – reduzindo as chances de perda de produtividade e qualidade da safra por diversos tipos de riscos –, e também seguros rurais – com cobertura para maquinários, benfeitorias e equipamentos.

Entre as seguradoras parceiras estão Mapfre, FairFax, Tokio Marine e Sancor.

Investimentos

Se o seu foco é gerar rentabilidade e quer opções seguras, com taxas baixas e bons prazos, a Sicredi União PR/SP oferece uma extensa carteira de investimentos. Dessa forma, você pode escolher o que mais se adequa ao seu perfil, levando em consideração os riscos e o retorno financeiro.

cooperativismo rural investimento
As opções de investimento da Sicredi União PR/SP vão depender do perfil de cada cooperado.

O primeiro deles é o Sicredinvest, uma opção com remuneração pós-fixada e liquidez diária a partir do cumprimento do prazo de carência. No momento da aplicação, você calcula a rentabilidade e define as datas de depósito e resgate.

Outra opção são os fundos de renda fixa, como a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e os diferentes tipos de Fundos de Investimento. São alternativas que demandam um investimento inicial mais alto, porém oferecem baixa liquidez e incentivos.

Torne-se um cooperado!

Como você percebeu, são muitas as vantagens de se tornar um cooperado da Sicredi União PR/SP. Vale lembrar que, ao se associar à instituição você não é apenas mais um, mas se torna um dos donos, tendo voz ativa nas decisões e ajudando a decidir o futuro da instituição.

A participação também se dá nos resultados financeiros: os lucros beneficiam a todos os cooperados e, no fim do ano, podem ser distribuídos entre todos ou até reinvestidos na própria cooperativa. 

Se você tem interesse em fazer parte do Sicredi União PR/SP e aproveitar todos os benefícios, saiba que é muito fácil se tornar um cooperado. Por meio do nosso site, é possível fazer um pré-cadastro e, na sequência, entraremos em contato com você.

Clique no banner abaixo para saber mais sobre nossas soluções e tornar-se um associado!

cooperativismo rural torne-se um cooperado

Avaliar:

(0)