Em meio a rotinas cada vez mais corridas e demandantes, as pessoas querem saber como melhorar a qualidade de vida. Buscar aumentar o bem-estar passa por encontrar equilíbrio entre trabalho e descanso e buscar hábitos mais saudáveis, tanto para o corpo como para a mente. Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia o post e confira nossas dicas!

1. Preste atenção na alimentação

A alimentação é o combustível do corpo, e assim como um veículo precisa de uma gasolina de qualidade para funcionar, nós também necessitamos. Presar por uma alimentação saudável é basear suas refeições do dia a dia em legumes, verduras, frutas e grãos e evitar ao máximo o consumo de ultraprocessados, industrializados e demais alimentos com excesso de sódio, gordura e açúcares.

Dessa forma, você não só vai estar oferecendo muito mais nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo como vai evitar problemas de saúde como a obesidade, a diabetes e a pressão alta. Na hora de pensar em qualidade de vida, portanto, nunca ignore a alimentação — afinal, já diz o ditado, “você é o que você come”.

como melhorar a qualidade de vida
Como ter alimentação balanceada: priorize legumes, verduras, grãos e frutas!

E já que o assunto é alimentação, precisamos aproveitar para falar sobre a importância da água. Se manter hidratado também é fundamental para o bom funcionamento do organismo, em diversos aspectos, e saiba que a sensação de sede já é um sinal de desidratação.

Portanto, não espere esse alerta e faça o possível para consumir, ao menos, os dois litros diários de água recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para te ajudar nessa tarefa, adquira o hábito de andar sempre com uma garrafinha à disposição. Existem alguns modelos que conseguem manter o líquido gelado por horas!

2. Durma bem

O sono é extremamente importante para que o corpo consiga repor suas energias e se preparar para o dia seguinte. Para isso, é necessário buscar adequar sua rotina de maneira a garantir entre seis e oito horas de sono ininterrupto para que o estágio REM seja alcançado.

Esse momento de sono profundo é essencial para a manutenção de nossas funções cognitivas, da memória, da criatividade e, é claro, do bem-estar. Se você tem poucas horas de sono por dia, desperta muitas vezes ao longo da noite ou acorda mais cansado do que quando foi dormir, talvez seja hora de rever seus hábitos. 

como melhorar a qualidade de vida
Quantas horas dormir por dia: pelo menos de seis a oito, para restabelecer o organismo.

Se o caso for uma insônia crônica, pode ser necessário até mesmo contar com um médico especializado para ajudar, mas acredite: é impossível viver bem se dormir bem.

3. Pratique exercícios físicos regularmente

O corpo humano precisa estar em movimento para se manter saudável. Segundo a OMS, um a cada quatro adultos não pratica atividade física o suficiente e o sedentarismo impacta em cerca de cinco milhões de mortes por ano ao redor do mundo. 

A prática regular de exercícios físicos traz diversos benefícios para o corpo, tanto física quanto mentalmente, portanto, faça o possível para encaixá-la na rotina ao menos duas vezes por semana. 

Para que isso seja natural e divertido, experimente opções diferentes até encontrar a sua modalidade preferida: acredite, existe um leque que vai muito além da academia. Natação, yoga, dança, corrida, ciclismo, esportes coletivos… o que te parece mais interessante?

4. Passe mais tempo com as pessoas que você ama

As relações interpessoais são essenciais para o bem-estar e, portanto, reservar tempo de qualidade na rotina para passar com a família e os amigos é uma etapa muito importante da construção da qualidade de vida.

como melhorar a qualidade de vida
Passe mais tempo de qualidade com a família e os amigos.

Se você mora com a família, faça o possível para que desfrutem juntos de apenas uma refeição por dia, para compartilharem verdadeiramente o momento para conversar sem o uso de telas. Marque encontro com amigos sempre que possível e aproveite as oportunidades para experimentar programas diferentes como conhecer um novo restaurante ou fazer um piquenique no parque.

5. Se relacione mais com a natureza

A conexão com a natureza é uma ótima forma de diminuir o estresse. Todos precisamos respirar ar fresco e nos expor ao sol por ao menos alguns minutos ao dia.

Além disso, cuidar da natureza e zelar por um desenvolvimento sustentável é papel de cada indivíduo, afinal de contas, qualidade de vida também depende do bem-estar do mundo que habitamos. Fazer o possível para minimizar a produção de lixo e a emissão de gás carbônico e preferir consumir de marcas comprometidas com o meio ambiente são boas iniciativas.

6. Busque o conhecimento

Estamos em constante processo de aprendizado, e precisamos estimular constantemente nossas capacidades cognitivas. Buscar qualidade de vida também passa por conhecer coisas novas e estar sempre ampliando o conhecimento. Para isso você pode ler livros, se dedicar a um hobby novo, fazer cursos… a internet facilita ainda mais essa caminhada, mas é importante adquirir pensamento crítico para discernir a qualidade das informações que você recebe. 

como melhorar a qualidade de vida
Como se desenvolver pessoalmente: esteja constantemente aprendendo e buscando o conhecimento.

7. Planeje-se financeiramente

Manter um controle financeiro pessoal também é fundamental para a qualidade de vida. Isso porque ninguém consegue se manter em paz quando está cheio de dívidas ou vivendo na corda-bamba com as finanças. 

Entenda o quanto você ganha, quais são seus gastos principais e, também, quais são aqueles “ralos de dinheiro” para perceber onde você pode economizar para manter uma vida financeira mais saudável, tranquila e produtiva e, ainda, quem sabe até, começar a investir.

E quando o assunto é o seu dinheiro, saiba que o Sicredi está sempre do seu lado! No nosso blog, postamos conteúdos recorrentes sobre finanças, investimentos, planejamento financeiro pessoal e empresarial e muito mais. Para receber os posts em primeira mão, basta preencher o formulário abaixo e se inscrever na newsletter.

Avaliar:

(0)