Como economizar no fim de ano? 7 dicas para poupar dinheiro

Como economizar no fim de ano? 7 dicas para poupar dinheiro

Mais um ano se encerra e, com o seu fim, chegam também gastos com festas, presentes, recesso coletivo e viagens de fim de ano. Por tudo isso, não é incomum que algumas pessoas terminem o mês de dezembro com saldo negativo e acabem comprometendo a saúde financeira do período seguinte.

Por outro lado, se você souber como economizar no fim de ano e fizer um bom planejamento nas finanças, é possível começar o ano com as contas em dia e evitar eventuais prejuízos.

É importante lembrar que, no primeiro semestre, você terá que quitar responsabilidades fiscais como IPVA, IPTU e Imposto de Renda, e quem tem filhos, provavelmente terá taxas de matrícula e materiais escolares a pagar. Além disso, começar o ano sem dívidas é uma oportunidade para planejar metas para as suas economias e acompanhá-las a cada mês.

Abaixo, elencamos sete dicas de fim de ano importantes que você poderá aplicar ao seu planejamento para economizar dinheiro nessa época. Boa leitura!

1. Faça um planejamento específico para o fim de ano

O planejamento financeiro deve ser uma atividade constante, e não somente ligada a uma época do ano. Entretanto, mesmo que você já faça sua organização diária, é importante montar um plano específico para o fim do ano.

A razão para isso é que tanto os ganhos quanto os gastos não seguem a mesma lógica do restante do ano. Se você trabalha como celetista, receberá décimo terceiro e, em alguns casos, bonificações; já se você é prestador de serviços ou tem o próprio negócio, pode ter um fluxo maior de vendas durante novembro e dezembro.

Apesar disso, as despesas com decoração, ceias, festas, presentes para a família e eventuais viagens tendem a ser igualmente maiores. Se você não tiver noção do quanto está entrando e saindo, é fácil se perder.

Para isso, utilize uma planilha, documento ou até caderno, de acordo com sua preferência, e faça uma estimativa de ganhos e custos, tentando ser o mais realista possível. Se as entradas do seu negócio forem incertas, vale traçar um cenário otimista, um intermediário e um pessimista.

Feito isso, continue fazendo o acompanhamento diário do planejamento, anotando as saídas e discriminando a razão de cada uma. Você também poderá observar como está gastando seu dinheiro e evitar excessos.

No final, se você tiver realizado o processo com cautela, é provável que seu caixa esteja muito mais saudável.

2. Saiba como investir o décimo terceiro

Já que falamos em planejamento financeiro para final de ano, precisamos mencionar o décimo terceiro, uma gratificação prevista por lei e que é recebida pelos colaboradores geralmente no mês de dezembro. 

Muitas pessoas, por contarem com essa parcela no orçamento, acabam gastando antes mesmo que ela chegue a cair na conta, geralmente com compras parceladas. Entretanto, dessa forma, acabam perdendo a chance de economizar e investir esse valor para começar o ano com um dinheiro em caixa. 

Considerando que o décimo terceiro é um salário completo, separe uma parte para utilizar no final do ano e guarde o restante. Uma ótima opção é investir em um aporte financeiro para que o valor gere rendimentos durante o ano seguinte. 

3. Divida as despesas das festas de fim de ano

Natal e Ano-Novo são datas em que é comum se reunir com amigos e familiares a fim de comemorar. Porém, não é incomum que uma pessoa ou outra saia sobrecarregada com os custos – especialmente os anfitriões.

Para evitar que as contas pesem para você, faça uma lista de todos os convidados e divida igualmente os custos totais. Para isso, elabore uma relação de todos os comes e bebes e outros possíveis gastos, como o aluguel de uma locação para realizar o evento ou a gasolina (em caso de viagens).

como economizar no fim de ano divida as despesas de festas de fim de ano
Ao dividir despesas com antecedência, você evita gastos excessivos nas festas de fim de ano.

Dessa forma, também fica mais fácil conseguir melhores preços nos insumos. Você pode, por exemplo, optar pela compra em atacados ou mercados cerealistas, em que há maiores descontos de acordo com a quantidade.

Outra opção, se preferir, é listar todas as comidas e bebidas e delegar a cada um dos convidados que traga uma parte da ceia. 

4. Evite compras de última hora

A última semana antes do Natal é o momento em que todos os atrasados vão às ruas comprar presentes ou o que falta para a festa. Não à toa, costuma ser a época em que o preço de tudo está mais alto.

Para evitar que você pague a mais nos presentes e itens para as festas, programe suas compras com antecedência. Se você fez um planejamento para o fim do ano, inclua também datas para a aquisição de cada um dos itens, de forma que isso não pese no seu bolso e ainda gere economias.

5. Prefira economizar nos presentes

Muitas das pessoas que não sabem como economizar no Natal acabam gastando além da conta justamente nos presentes. Eles são sim importantes para demonstrar sua gratidão às pessoas que lhe acompanharam durante o ano, mas é desnecessário investir quantias exorbitantes.

Para isso, comece pensando sobre quem você presenteará. Não é preciso dar presentes a todos os seus amigos e familiares, e mesmo que você faça muita questão, prefira dar uma lembrancinha ou algo simbólico.

Já para pessoas mais próximas, como mãe, pai, filhos, marido ou esposa, o presente é imprescindível. A dica, nesse caso, é fazer as compras com antecedência e procurar pelo melhor preço.

Defina qual será o mimo de cada um e procure em comparadores de preços online para encontrar a melhor oferta. Você também pode verificar se todos os itens estão disponíveis em um mesmo e-commerce e se há desconto progressivo – ou frete grátis — e, assim, a economia será ainda maior.

como economizar no fim de ano prefira economizar nos presentes
Para comprar presentes de Natal baratos, se programe com antecedência e compare preços em sites.

Outra alternativa é optar por presentear a todos com algo feito à mão. Se você tem alguma habilidade como desenho, pintura, crochê, tricô, colagem, entre outras, aproveite e faça algo personalizado para cada um. Procure por vídeos no YouTube com ideias divertidas e tente reproduzir na sua casa. O resultado será uma lembrancinha única e que certamente vai impressionar a pessoa presenteada.

6. Evite desperdícios

Não é incomum que sobrem comidas e bebidas das comemorações de final de ano. Entretanto, além disso significar um gasto desnecessário, pode acabar acarretando em um grande desperdício. Para se ter uma ideia: atualmente, quase 1 bilhão de toneladas de alimentos são descartadas por ano em todo o mundocerca de 17% do total produzido.

Para evitar que isso ocorra, antes de mais nada, procure fazer um cálculo de quantidades que seja o mais fiel possível. Pesquise em sites de culinária por estimativas de alimento por pessoa para essa época do ano, para que, se houver sobras, elas sejam o mínimo possível.

Além disso, reaproveite os alimentos remanescentes nos dias seguintes. O peru ou chester podem ser desfiados e dar origem a uma grande variedade de outros pratos. Já o arroz temperado, o tender e o salpicão podem ser consumidos em até dois ou três dias. Caso for viajar em seguida, congele a comida para aumentar sua vida útil.

7. Não desvie do orçamento previsto

Com todo esse planejamento em mãos, tente seguir tudo à risca, sem desviar da estimativa de cada um dos gastos. Para isso, é válido incluir um valor disponível para que o orçamento não fique apertado.

Caso haja uma eventual emergência, é válido reajustar o planejamento. Nesse caso, analise tudo o que foi proposto e veja de onde é possível tirar para que, no fim de tudo, as contas continuem batendo e você tenha o menor prejuízo possível.

Bônus: Estabeleça metas para o ano que vem

Que tal aproveitar a ocasião para se planejar para o próximo ano? Com um panorama da sua vida financeira bem estabelecido, você poderá utilizar esses índices de quanto dinheiro pretende economizar e investir a cada mês.

como economizar no fim de ano estabeleça metas para o ano que vem
Utilize o período do fim do ano para estabelecer metas para o período seguinte.

Se você ainda não tem o hábito de fazer um planejamento anual de finanças e criar metas, essa é a oportunidade certa! Caso isso já faça parte da sua vida, você pode se basear no orçamento do fim do ano para ter um panorama mais exato.

Se você leu nosso artigo até aqui, não tem mais a desculpa de que não sabe como economizar no fim de ano! Basta separar alguns minutinhos diariamente e se preparar com antecedência para manter o caixa em dia e começar o próximo ano no verde, pronto para investir. 

Para receber novos conteúdos sobre finanças pessoais em primeira mão, assine nossa newsletter. Basta preencher o formulário abaixo!

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]