Juntos fomentamos
a liderança e o protagonismo
do nossos associados

No cooperativismo, praticamos uma economia regenerativa, trabalhamos em colaboração e compartilhamos riquezas. Para que esse modelo de negócio se perpetue, precisamos de líderes engajados e conscientes quanto à continuidade dos negócios.

Pensando nisso, a Sicredi União PR/SP aposta em fomentar a liderança em sua base de associados e, assim, zela pela perpetuação do modelo cooperativista.

Desde 2015, a cooperativa desenvolve um projeto com foco em 3 públicos para garantir maior diversidade e inclusão nas instâncias de decisão.

Faça parte de um comitê e
diversifique o cooperativismo.

Contamos com a energia dos jovens, a garra das mulheres e a experiência de quem é master.

Participe
Comitê Jovem
Associados e associadas de 18 a 30 anos

A energia do público jovem tem tudo a ver com o cooperativismo e pode contribuir com um novo jeito de fazer negócio. 

É uma geração carregada de princípios e que, cada vez mais, tem cobrado as instituições por integridade, consciência socioambiental e principalmente pelos impactos que podem causar por sua atuação.

O cooperativismo é um modelo de negócio que vai ao encontro do desenvolvimento sustentável e transforma comunidades, promovendo impactos socioambientais e econômicos positivos.

Nossa atuação com o Comitê Jovem é local. A atuação nacional é coordenada pela Fundação Sicredi e temos um forte engajamento internacional junto ao Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito que trabalha para inserir cada vez mais os jovens ativamente em suas cooperativas.

Comitê Mulher
Associados e associadas de 18 a 30 anos

A participação das mulheres no cooperativismo de crédito ainda precisa ser fomentada. Por isso, temos um Comitê Mulher para reunir associadas e, em rede, promovemos conexões, aprendizados teóricos e práticos para gerar transformações.

O cooperativismo precisa de mais mulheres aptas e interessadas em ocupar seus lugares na tomada de decisão, tanto acerca do cooperativismo de crédito nacional quanto internacional.

Dessa maneira, atuamos em instância local com o Comitê Mulher, instância nacional com a Sister Society Brasil, e em instância internacional com a Global Women Leadership Networking.

Comitê Master
Associados e associadas de 18 a 30 anos

O cooperativismo valoriza cada um de seus associados e valoriza suas diferentes contribuições.

Nosso Comitê Master é formado por homens e mulheres, associados da Sicredi União PR/SP, que buscam o desenvolvimento constante e têm participação efetiva nos negócios. Um público repleto de experiências para somar nas instâncias de decisão.

Somos a 1ª cooperativa do Sistema Sicredi a formar um Comitê Master e temos muito orgulho. A garra e a bagagem de quem é Master encanta, inspira e ensina por meio do exemplo. Por isso, queremos promover conexões, compartilhando conhecimentos e experiências que possam somar de modo significativo às decisões da cooperativa.

Nossa trajetória

Há 5 anos, a Sicredi União PR/SP iniciou uma jornada de desenvolvimento de lideranças entre seus associados, lançando os Comitês Jovem e Mulher. Nosso desejo era entender como o cooperativismo poderia atender melhor às necessidades desses públicos e aprender com eles.

Em 2017, foi instituído também o Comitê Master, composto por homens e mulheres de 60 anos ou mais. A partir daí, nossa cooperativa passou a potencializar no cooperativismo de crédito a energia do jovem, a garra da mulher e a experiência de quem é master. Além disso, nossos cargos de gestão passaram a ser ocupados por públicos diversos, aumentando a representatividade nas instâncias de decisão.

Atualmente, o sistema Sicredi instiga as demais cooperativas a desenvolverem esse trabalho com seus associados. Com o movimento nacional, o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito apoia e incentiva cada vez mais o desenvolvimento desses públicos nas instâncias locais, nacionais e internacionais.

Na Sicredi União PR/SP, alguns participantes do projeto ocupam hoje cargos como Conselheiros de Administração (3), Conselheiros Fiscais (1), Coordenadores de Núcleo (17), Integrantes do Comitê de Sustentabilidade (2) e Integrantes do GWLN (Rede Mundial de Mulheres Líderes no Cooperativismo de Crédito) (1).

“Hoje só movimento com a Sicredi, onde todos os custos são mais acessíveis e possui aquele atendimento personalizado desde o vigilante até o gerente da agência. Durante minha gestão no Comitê Master, conheci melhor o Sistema cooperativista e sempre que posso, multiplico para meus contatos, amigos e familiares. Obrigado ao Sicredi por permitir esse conhecimento e estar presente nessa empreitada.”

Odair Clovis Vieira – Coordenador de Núcleo 2019/2022 – Comitê Master 2017/2018 – Itapira

“Considero o Comitê um divisor de águas para mim. Foi por meio dele que despertei características que nem eu mesma sabia que existiam em mim! Graças ao Comitê Mulher encontrei resposta para perguntas que sempre estiveram comigo, principalmente depois que me tornei mãe. Saí do Comitê com a certeza de que não vim ao mundo a passeio. Preciso ser agente de mudança.”

Elaine Mari Shiozaki - Conselheira de Administração 2020/2023 - Coordenadora de Núcleo 2019/2020 - Integrante da GWLN e da Sister Society Brasil - Comitê Mulher 2015/2016 Agência Maringá Cocamar/PR.

“Conhecer melhor o modelo de negócio cooperativo me ajudou inclusive nos meus negócios, pois entendi ainda mais a relevância de ter parcerias sólidas para que nós tenhamos sucesso nos mais diversos desafios profissionais e de vida. Não tenho dúvidas que o futuro é de quem coopera e de quem tem grandes parceiros!”

Prestador de Serviços (VQV Eventos) - Coordenador de Núcleo 2017/2018 – Comitê Jovem 2015/2016 – Maringá Cerro Azul

“Posso dizer que o Comitê Jovem foi um divisor de águas tanto na minha pessoal, quanto na vida profissional. O Comitê me proporcionou a oportunidades em ter acessos a cursos e conhecimentos que mudaram meu mindset, me despertando a importância do cooperativado na sociedade e a relevância de fazer negócios sustentáveis”.

Petrus Albuquerque – Conselheiro de Administração 2020/23 – Coord. de Núcleo 2019/20 – Comitê Jovem 2017/18

“Aprendizado seria a palavra que resume todo o significado do projeto para mim. É algo que só tem a nos ensinar através da troca de experiências e conhecimento em cada reunião. Me sinto feliz e grata por fazer parte do Comitê.”

Luana Gorzoni Paiao - Comitê Jovem - Jaguapitã/PR.

“Me senti parte de algo maior, acreditei na oportunidade e senti o peso de uma responsabilidade para um interesse coletivo. O Comitê representa um enorme potencial humano pois estamos pensando em projetos e processos de conhecimento em grupo e acredito no impacto positivo que isso pode gerar.”

Gabriel Fernandes Pedro - Comitê Jovem - Londrina Inglaterra/PR.

“Me sinto muito bem, pois só comecei a entender o que é o cooperativismo através do Comitê, isso já na primeira reunião em que participei. Percebi que o Sicredi tem muito a oferecer aos seus associados, com a sua transparência na gestão do negócio e os seus projetos.”

Rosely dos Santos - Comitê Mulher - Centenário do Sul/PR.
Quer ajudar a diversificar o cooperativismo?

Preencha com seus dados e entraremos
em contato o quanto antes.

Você é associado Sicredi?

Como você chegou até aqui?

Caso tenha recebido uma indicação de colaborador, digite o nome da pessoa:
Caso tenha recebido indicação de associado, digite o nome da pessoa: