O país tem 5,1 milhões de propriedades dedicadas à agricultura familiar, de onde saem os alimentos essenciais para o dia a dia dos brasileiros. É um setor importante e estratégico para o agronegócio nacional, pois responde por 33% do PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário. 

Com produção diversificada e, em sua maioria, orgânica, os benefícios da agricultura familiar se traduzem em geração de renda, mínimo impacto ambiental, preservação de tradições locais e acesso a linhas de crédito especiais.

plano safra 2020/21 sicredi

Neste artigo, vamos explicar o conceito de agricultura familiar, seus benefícios e os desafios para a manutenção da atividade. Boa leitura!

O que é agricultura familiar?

É da agricultura familiar que vem a maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Esses pequenos sítios, geridos e conduzidos por famílias, têm produção diversificada, são referência em agricultura orgânica, ajudam no controle biológico de pragas e na proteção do meio ambiente.

São mais de 500 milhões de pequenas propriedades agrícolas no mundo, e o Brasil detém 5,1 milhões delas. A renda desses estabelecimentos responde por 33% do PIB agropecuário nacional e por 74% da mão de obra empregada no campo, segundo o Censo Agropecuário.

É um nicho formado por trabalhadores de assentamentos da reforma agrária, pescadores, silvicultores, aquicultores e extrativistas. Nas pequenas propriedades familiares, são produzidas hortaliças, frutas, mandioca, feijão, arroz, café, trigo e milho. Também há algumas dedicadas à pecuária leiteira e de corte, além da criação de ovinos, suínos e caprinos. 

O Censo Agropecuário revelou que 48% do café e da banana produzidos no Brasil vêm da agricultura familiar, que é responsável também por 80% da produção de mandioca, 69% da de abacaxi e 42% da de feijão. Essas propriedades ocupam 80,9 milhões de hectares, o equivalente a 23% da área agrícola no país. 

Benefícios da agricultura familiar 

A agricultura familiar é reconhecida pela diversidade da produção, por usar práticas mais sustentáveis e interferir menos no meio ambiente. 

Boa parte das propriedades mantém uma produção orgânica de alimentos que, embora em menor proporção, gera produtos mais frescos e saudáveis do que os cultivados em larga escala. 

benefícios da agricultura familiar com a produção orgânica
Agricultura familiar é reconhecida pela produção orgânica e pelo mínimo impacto ambiental.

Além de ser sustentável, é uma prática que preserva a tradição, a partir da produção de alimentos típicos locais, e contribui para a segurança alimentar por manter uma oferta diversificada de produtos. 

Quando esses pequenos estabelecimentos diversificam seus conjuntos de atividades, acabam fortalecendo o ecossistema onde estão inseridos, com a preservação de espécies da fauna e da flora. 

Uma das vantagens da agricultura familiar para quem produz está no acesso a linhas especiais de financiamento, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Trata-se de um crédito para custeio de safras, investimento, beneficiamento e industrialização de pequenas propriedades. 

Desafios da agricultura familiar

O primeiro deles está na geração de renda suficiente para subsistência e investimentos na propriedade de forma a aumentar a produtividade e trabalhar a inovação na agricultura familiar. 

O agricultor familiar também tem a missão de agregar valor aos produtos para conseguir a entrada em novos mercados. Isso se faz com a forma de apresentação dos cultivos e a partir da união de pequenos produtores em associações para maior capacidade de negociação de insumos. 

Além disso, o produtor tem à frente a continuidade dos negócios pelos seus dependentes. Muitas vezes, os filhos não têm interesse em tocar o sítio, preferem trabalhar na cidade, provocando novas ondas de êxodo rural. 

Outro desafio é satisfazer o consumidor, que está cada vez mais interessado no modo como o alimento foi produzido: quais impactos ambientais gerou e qual foi o envolvimento da comunidade no processo de produção. 

É a partir da profissionalização e do estímulo ao empreendedorismo que o agricultor familiar encontrará facilidade no desenvolvimento de produtos com maior valor agregado.

Eles podem carregar a origem ou indicação de procedência, utilizar matérias-primas de alta qualidade para atender públicos exigentes e seguir a tendência sustentável e de valorização de itens artesanais.

A Sicredi União PR/SP é uma cooperativa de crédito que facilita a vida do agricultor familiar ao oferecer as soluções mais indicadas para cada tipo de cultura, alinhadas com sazonalidades e superação de dificuldades.

Procure uma agência ou acesse os canais digitais para descobrir soluções que realmente importam para o seu negócio. Clique no banner para saber mais!

solucoes-agronegocio-sicredi