Produtor na região de Paranavaí, Vilmar Pasquali vai investir em um sistema de irrigação para a produção de laranjas graças ao recurso do Banco do Agricultor Paranaense, lançado nesta semana pelo governo do Paraná. Pasquali será o primeiro associado da Sicredi União PR/SP a acessar a linha de crédito, já que a cooperativa é uma das instituições financeiras credenciadas para oferecer o crédito subsidiado pelo governo do Paraná.
Com os R$ 850 mil que terá acesso a juros zero, o produtor vai implantar um sistema de irrigação por gotejamento. “Com o dinheiro pretendo comprar canos, bomba, mangueira e todos os equipamentos para o projeto”, conta. Associado da agência de Sumaré há 15 anos, ele está bastante otimista: dos 190 mil pés de laranja, 70 mil já são irrigados, e agora ele expandirá o sistema para mais 45 mil pés. Também faz planos de aumentar a produção nos próximos dois anos, e com o incentivo do governo do Paraná, os planos serão mais acessíveis.
Com a disponibilização de R$ 500 milhões, o Banco do Agricultor vai alavancar investimentos por meio da equalização de taxa de juros em diversas atividades agropecuárias. Por meio da Fomento Paraná, o governo vai reembolsar em até 3 pontos percentuais o juro contratado junto às instituições financeiras que atuam com linhas do crédito rural, incluindo a Sicredi União PR/SP.
Dependendo do enquadramento e das condições do financiamento, será taxa de juros zero para o agricultor, com carência que varia de acordo com a linha de pleiteada. No caso de recursos para implantação de sistemas de energia renovável e irrigação, as contratações realizadas até 31 de dezembro de 2022 poderão ter equalização integral das taxas de juros.
O crédito pode ser acessado por agricultores familiares, médios e grandes produtores. Associados interessados em acessar os recursos do Banco do Agricultor devem procurar uma agência da Sicredi União PR/SP.

Avaliar:

(1)