A tecnologia no campo se faz presente em maquinários, laboratórios, drones e no celular do agricultor. Os aplicativos rurais fornecem informações de um jeito simplificado e personalizado para facilitar as tarefas diárias da propriedade. 

O produtor rural tem à disposição ferramentas que entregam dados meteorológicos voltados para as necessidades da agricultura, que ajudam na identificação de pragas e auxiliam na gestão do negócio. 

Confira, a seguir, 15 aplicativos para descomplicar a rotina do produtor rural. Vamos à lista?

1. Agritempo

A agricultura é altamente impactada pelo clima e pelas condições meteorológicas, e monitorar as previsões é crucial para minimizar perdas e definir quando plantar e colher. 

O aplicativo de previsão do tempo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agrometeorológico) ajuda o produtor a tomar decisões benéficas para a lavoura, pois fornece informações agrometeorológicas específicas para o campo

É uma solução desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e considerado o melhor aplicativo de previsão do tempo focado na agricultura. 

A ferramenta fornece as seguintes informações para diversos municípios e Estados:

  • Situação climática atual
  • Mapas de previsão do tempo
  • Mapas de índice de seca
  • Mapas de disponibilidade de água no solo
  • Mapas de evapotranspiração
  • Mapas de temperaturas
  • Histórico de chuvas
  • Possibilidade de geadas

Disponível para Android. Gratuito.

2. AccuWeather

Fornece dados sobre o tempo em qualquer lugar do mundo, com radar meteorológico e alertas sobre condições atípicas ou extremas. A previsão diária é bastante detalhada, com informações sobre nebulosidade, temperatura, sensação térmica, índice de raios UV, probabilidade de chuva, velocidade e direção do vento. 

Com atualizações a cada minuto, este aplicativo de previsão do tempo promete uma precisão científica e ainda permite que o usuário escolha visualizar somente os dados que sejam relevantes para ele. 

Além da previsão diária, com tela inicial personalizada para dias de sol e chuva, o AccuWeather mostra projeções para os próximos 15 dias.

Disponível para Android e iOS. Gratuito. 

3. Agroclima PRO

O Agroclima PRO é um serviço da Climatempo, uma das maiores empresas brasileiras de meteorologia, voltado para o campo.

O produtor rural consegue acessar os dados das estações meteorológicas próprias e próximas à fazenda, previsões climáticas para 72 horas, 15 dias e seis meses, sendo permitido filtrar os dados mais relevantes. O aplicativo também apresenta a previsão fitossanitária, com previsões diárias da possibilidade de ocorrência de doenças para várias culturas. 

Disponível para Android e iOS. Gratuito. 

4. ADAMA Alvo

O aplicativo auxilia o produtor rural a enfrentar os problemas que atingem as principais culturas do país. Conta com um amplo banco de imagens para possibilitar a identificação de pragas, ervas e doenças em lavouras de soja, milho, trigo, algodão, cana-de-açúcar e café. 

aplicativos-rurais-adama-alvo
Identificação de pragas e tratamento da lavoura: aplicativo assessora o agricultor.

São disponibilizadas informações sobre ciclo de vida, tratamento, produtos indicados e descrição do problema. Se o produtor não encontrar o que procura, os desenvolvedores pedem que ele faça uma foto e envie para identificação. 

Disponível para Android e iOS. Gratuito. 

5. Jetbov

É uma ferramenta voltada para o pecuarista de gado de corte que quer automatizar os processos de gestão na fazenda. A ideia do aplicativo é ser um substituto do caderno de anotações, permitindo registros offline das informações e integração dos dados com outros dispositivos.  

Para utilizar, é preciso fazer um cadastro e inserir dados de cada animal (peso e número do brinco). Depois disso, o produtor consegue acompanhar o ganho de peso do gado, apartar bois de cabeceira e de fundo, por exemplo, e anotar vacinas, trocas de lote, perdas e mortes. 

No Jetbov, o pecuarista ainda mantém o estoque de insumos atualizado, insere fotos dos animais, acompanha a composição dos custos e indicadores de produtividade, simula vendas e projeta o melhor período de comercialização do gado para otimizar o faturamento. 

A falta de sinal de internet não impossibilita a coleta e anotação das informações. O produtor pode inserir os dados de maneira offline e mais tarde, já conectado, sincronizar com os demais dispositivos.

Disponível para Android e iOS. Gratuito. 

6. Medidor de Áreas e Distâncias

É um aplicativo de medição em mapas para diversas atividades, incluindo o planejamento agrícola. O usuário consegue medir o campo para obter a área plantada, saber quais partes já foram cultivadas e enviar os mapas para outros funcionários da propriedade, que podem ser abertos no Google Maps. 

A ferramenta é gratuita, mas tem anúncios. A versão profissional do Medidor de Áreas e Distâncias é paga (R$ 64,99) e oferece funcionalidades extras. 

Disponível para Android. Gratuito. 

7. C7 GPS Malha

Aplicativo voltado para agricultura de precisão. Faz mapeamento e cálculo de áreas, além do registro de coordenadas geográficas de pontos, linhas e polígonos em arquivos de texto. 

Disponível para Android. Gratuito.

8. Lynx Dashboard

Funciona como um gerenciador da propriedade, transformando dados em gráficos e dashboards (painéis) personalizáveis para permitir uma visualização estratégica do negócio.

Quais indicadores podem ser acompanhados remotamente? Financeiro, administrativo, automotivo, industrial, técnico e de produção, com informações diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais. 

aplicativos-rurais-lynx-dashboard
Aplicativo Lynx Dashboard é um “gestor de bolso” para o produtor rural. 

O aplicativo se comunica com diversas bases de dados para gerar gráficos e painéis, permite incluir metas, comentários e anotações nos indicadores, faz o compartilhamento de informações por e-mail e controla o acesso de usuários com segurança.

Disponível para Android e iOS. Gratuito. 

9. Navegador de campo

É um aplicativo de direção paralela para agricultura de precisão e permite que o produtor conduza máquinas agrícolas ao longo de trilhas, mesmo sob baixa visibilidade.

A ferramenta é útil na colheita de milho, soja, trigo, cevada, algodão e demais culturas. Também pode ser utilizada por fornecedores agrícolas e empresas de locação de tratores.

Disponível para Android. Gratuito. 

10. Aegro – Gestão Rural

Na lista de aplicativos para o agronegócio, os que auxiliam na gestão da propriedade são especiais por facilitarem o dia a dia do produtor. 

O Aegro permite que o usuário organize as atividades da fazenda, faça um planejamento da safra, mapeie os talhões, inclua fotos e localizações, monitore pragas e doenças, verifique os estoques de produtos, registre os insumos aplicados e os abastecimentos das máquinas. 

Disponível para Android e iOS. Gratuito.

11. AgroMercado Cotações Agropecuárias

O aplicativo disponibiliza a maioria das cotações agrícolas brasileiras em bolsas nacionais (B3) e internacionais (Chicago e Nova York) das commodities de soja, milho, sorgo, feijão e arroz. Cotações pecuárias também estão presentes, como bovinos, suínos e frangos. 

O produtor pode favoritar os produtos para que eles sejam exibidos sempre que o aplicativo for aberto, poupando o tempo de consulta.

Disponível para Android. Gratuito

12. $uplementa Certo

A ferramenta ajuda o pecuarista a escolher o melhor alimento para o rebanho de corte. O aplicativo traz uma lista de suplementos de várias marcas para serem utilizados no período de seca e faz comparações dos rendimentos. Além disso, confronta dois tipos de suplementação: com sal proteinado e semiconfinamento. Os resultados são apresentados também offline. 

O aplicativo informa a margem da suplementação (diferença entre receita e custo do produto ou da estratégia), o ponto de equilíbrio para o ganho de peso e o retorno sobre o investimento. A partir dessas informações, o pecuarista poderá decidir qual estratégia seguir.

aplicativos-rurais-$uplementa-certo
Aplicativo $uplementa Certo auxilia na definição dos alimentos para o rebanho.

Disponível para Android. Gratuito. 

13. 4milk

O aplicativo se propõe a ajudar o produtor de leite no gerenciamento do rebanho. Os animais cadastrados são classificados em categorias e reorganizados automaticamente conforme o estágio de crescimento e reprodução.

Com a agenda, o pecuarista gerencia as tarefas diárias e recebe notificações para cumprir cada uma. A visualização de indicadores é facilitada, com a geração de gráficos automáticos de crias, recrias, novilhas, secas, lactantes, touros e rufões. 

Gerar relatórios é simples: basta selecionar quais informações deseja para que o PDF seja criado. O documento pode ser impresso ou compartilhado digitalmente. Outra funcionalidade é o controle leiteiro, que acompanha a evolução produtiva de cada vaca em lactação. Os dados podem ser incluídos por texto ou voz. 

Disponível para iOS. Gratuito.

14. Calculadora agrícola

O aplicativo é popular entre quem trabalha no campo. Possui várias funções, como cálculo do índice de rendimento, taxa de plantio e de semeadura, perda de peso por secagem e dedução do lucro. 

Também auxilia o agricultor nos cálculos de pulverização, NPK, de grama e pasto. 

Disponível para Android. Gratuito.

15. SpraySelect

É uma ferramenta útil para a pulverização da lavoura, pois indica o melhor bico para fazer a aplicação. O usuário informa velocidade, espaçamento e taxa alvo, e o aplicativo sugere o produto da marca Teejet a ser utilizado. 

Disponível para Android e iOS. Gratuito. 

16. Custo Fácil

O Custo Fácil é um aplicativo feito especialmente para gestão de granjas e controle de criação de suínos. Ele calcula o custo de produção, a rentabilidade e a geração de caixa a partir de informações sobre sua pecuária.

Disponível para Android.

17. Pasto Certo

Desenvolvido a partir de informações da Embrapa, o Pasto Certo é um aplicativo para identificar tipos de pastos, cuidados e melhor forma de utilizar cada um deles.

Disponível para Android.

Zoom da grama crescendo no chão.
O Pasto Certo ajuda a identificar solos e a utilizá-los da melhor forma.

18. Doutor Milho

Criado especialmente para aqueles que plantam e cultivam milho, este aplicativo reúne informações sobre a produção e sobre o acompanhamento de talhões.

Disponível para Android.

Os aplicativos para o agronegócio vêm para somar no dia a dia do agricultor e do pecuarista, favorecendo o trabalho remoto nas propriedades e o compartilhamento em tempo real de informações importantes. Quer mais conteúdos sobre o impacto da tecnologia no campo? Assine nossa newsletter e receba artigos semanais por e-mail!

Avaliar:

(0)