Associados e colaboradores angariaram alimentos, agasalhos, cobertores e fizeram doação de sangue

Engajada no propósito de solidariedade, cooperativismo e responsabilidade social, a Sicredi União PR/SP participa, mais uma vez, da edição 2021 do Dia de Cooperar (Dia C), movimento nacional celebrado neste sábado, 3 de julho, e que reúne instituições cooperativas de todo o País. Neste ano, a iniciativa tem como lema  “Atitudes Simples Movem o Mundo”.

Por meio do #Cooptaon, ação solidária da instituição financeira cooperativa iniciada no mês de maio e que prossegue até agosto, agências Sicredi União nos estados do Paraná e São Paulo já arrecadaram grandes quantidades de alimentos, agasalhos e desenvolvem demais ações em prol de entidades beneficentes das comunidades e regiões onde estão presentes.

Nas regiões Centro e Centro Leste Paulista, dezenas de instituições já recebem os frutos colhidos por meio das ações que contaram com o envolvimento de associados e colaboradores, além da parceria de entidades e prefeituras.

Na região Centro Paulista, por exemplo, as duas agências de Americana arrecadaram 250 kg de alimentos. Dentro da campanha do agasalho, foram recebidos 25 cobertores e 80 agasalhos, além de roupas avulsas. Também houve doação de sangue.

Colaboradores Sicredi União de Americana também doaram sangue

Em Araras, a agência local envolveu-se na campanha do agasalho do Fundo Social do município e arrecadou 47 agasalhos juntos aos associados e colaboradores.

Em Charqueada, toda a arrecadação de agasalho e alimentos não perecíveis será revertida para a população carente da cidade.

A agência de Conchal arrecadou 55 cobertores e 64 agasalhos, os quais já foram doados a três instituições: Hospital Madre Vannini, Casa de Repouso Recanto dos Reis e Abrigo das Crianças Bem Me Quer.

Em Leme, a agência da Sicredi União PR/SP se envolveu nas campanhas do agasalho, de alimentos e na doação de sangue, beneficiando diversas associações assistenciais do município. Somente a Associação Minha Esperança (AME) recebeu 481 kg de gêneros alimentícios e outras 1.830 peças de agasalhos. A Casa Betânia outros 246 kg de alimentos. Já o Lar Beraca foi contemplado com 1.120 peças de agasalhos e o Natal Vagalume 134 agasalhos. Já o Hemocentro da cidade teve 67 novos doadores de sangue.

As doações de produtos alimentícios e agasalhos também aconteceram em Leme
Em São João da Boa Vista, três agências Sicredi União arrecadaram aproximadamente 600 peças de agasalhos

Na região Centro Leste Paulista, agências de diversas cidades também arrecadaram donativos, com destaque para as ações desenvolvidas em três municípios.

Em São João da Boa Vista, a ação envolveu as três agências da cidade – São João/Centro, Mantiqueira e Unimed – e angariou aproximadamente 600 peças de agasalhos durante um mês. Todo o conteúdo arrecadado foi destinado ao Lar dos Vicentinos da cidade, com entrega realizada no dia 25 de junho.

Por meio da #Cooptaon, ação que integra o Dia C (Dia de Cooperar), além dos agasalhos arrecadados, 13 colaboradores das referidas agências também doaram sangue.

Colaboradores também fizeram doação de sangue durante ação

Já em Espírito Santo do Pinhal, de 15 de maio a 15 de junho, a Campanha do Agasalho, em parceria com a Ordem Demolay Cavaleiros do Oriente e demais entidades do município, arrecadou mais de 500 cobertores que já estão aquecendo famílias neste inverno.

Em Espírito Santo do Pinhal também houve arrecadação de 500 cobertores

Na estância hidromineral de Águas da Prata, a agência Sicredi arrecadou agasalhos e cobertores para doação ao Fundo Social de Solidariedade, que atende a população carente da cidade. No município, a quantidade de doações arrecadada ainda não foi disponibilizada porque os donativos ainda são recebidos.

DIA C

Criado no Estado de Minas Gerais em 2009, o Dia de Cooperar, ou Dia C, realiza ações sociais por meio de voluntários de cooperativas. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em 2020, quase 8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as cerca de 3.000 iniciativas realizadas por mais de 2.000 cooperativas e 140 mil voluntários.

A mobilização está alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com o apoio da OCB. Ainda em 2020, as mais de 600 ações solidárias desenvolvidas pelas cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, em celebração do Dia C, beneficiaram mais de 1,6 milhão de pessoas e envolveram cerca de 11 mil voluntários. 

“O movimento das cooperativas materializa os princípios inerentes ao cooperativismo, com pessoas ajudando pessoas por meio da colaboração. A união de forças em prol do bem comum era o ideal dos nossos fundadores e continua motivando colaboradores que se dedicam e se voluntariam em ações solidárias importantes para o desenvolvimento das comunidades e a formação de uma sociedade mais próspera. O movimento do Dia C, com a geração de impacto positivo nas cidades, reflete os grandes diferenciais do cooperativismo de crédito e do Sicredi, que atua com foco no desenvolvimento econômico e social das comunidades”, explicou o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. 

Somente em 2020, as mais de 600 ações solidárias realizadas pelas cooperativas do Sicredi no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro beneficiaram cerca de 1,6 milhão de pessoas

Em 2021, assim como no ano passado, as ações solidárias começaram a ser desenvolvidas antes mesmo da data de celebração, 3 de julho, e seguirão até o fim do ano.

Respeitando as recomendações das autoridades de saúde, as cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro já cadastraram mais de 235 ações nos municípios da área de atuação, uma mobilização que se estenderá pelos próximos dias e ganhará ainda mais força no mês de julho. Por conta dos desafios sanitários, econômicos e sociais impostos pela pandemia de Covid-19, grande parte das iniciativas está focada na arrecadação e doação de alimentos para comunidades das áreas de atuação das cooperativas. 

No Paraná, o Sicredi também participa da feira virtual Dia C – Expo PRCoop. Realizada pela Sescoop/PR, a partir das 13h30, do dia 3 de julho, o evento on-line contará com atrações artísticas e culturais, além de possibilitar um tour virtual por estandes do Sistema Ocepar, das cooperativas e entidades parceiras.

Em São Paulo, a Sescoop/SP estará cadastrando as inúmeras iniciativas realizadas pelas cooperativas no Estado.

Já no estado do Rio de Janeiro, a live de celebração ao Dia C será realizada pelo Sescoop/RJ, também no dia 3 de julho, a partir das 18h, e terá  a participação dos cantores Xande de Pilares e Mumuzinho para embalar a campanha de arrecadação.

SERVIÇO

Dia de Cooperar – Dia C

Data: 3 de julho de 2021

Feira virtual Dia C – Expo PRCoop – Sescoop/PR

Horário: a partir das 13h30

Mais informações: http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php

Live de celebração ao Dia C – Sescoop/RJ

Horário: a partir das 18h

A transmissão será pelo perfil do Sistema OCB/RJ no YouTube.

Avaliar:

(0)