Por meio de dicas simples e práticas, estudantes de escolas públicas de Japurá e São Tomé aprenderam sobre educação financeira. É que voluntários da Sicredi União PR/SP ministraram palestra sobre o assunto durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef).

Nesta sexta-feira foi a vez de estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Japurá, participarem da oficina ministrada pelo assistente de negócios da agência de Japurá, Bruno Batista Zago. Ele falou sobre a importância de ter reserva financeira, de fazer uso consciente do cartão de crédito, de não fazer compras por impulso e de pesquisar antes de comprar. Um dos exemplos citados por Zago é que ao economizar R$ 20 de um lanche por mês, ao final de 20 anos o consumidor terá mais de R$ 6,6 mil, se aplicar o dinheiro na poupança. “É importante fazer uso consciente do crédito e entender a diferença entre o que se quer e o que se precisa”, completou.

A professora Natalia Helena Marega, que ministra aulas de educação financeira, disciplina que passou a integrar o currículo do ensino médio neste ano, destacou que a palestra foi “superinteressante e ‘casou’ com o que ela tem ensinado. “A inclusão de educação financeira na grade escolar e no dia a dia dos estudantes vai contribuir para a formação de adultos que saibam se organizar financeiramente”. “A palestra reforça o conteúdo da escola. O projeto da Sicredi União PR/SP é maravilhoso”, completa a diretora do colégio, Dayane Bonette Andreta.

Ainda neste final de semana a cooperativa vai distribuir, em Japurá e São Tomé, mil gibis da Turma da Mônica com dicas de educação financeira. O material foi produzido em parceria com a Mauricio de Sousa Produções para cooperativas do sistema Sicredi no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

No total, a Sicredi União PR/SP conta com mais de 170 voluntários ministrando palestras sobre educação financeira em municípios do norte e noroeste do Paraná, centro e leste de São Paulo. Por meio do programa Você Pode, os voluntários passaram por uma capacitação de educação financeira para que sejam disseminadores do conhecimento.

O grupo já ministrou palestras e oficinas para estudantes, professores da rede pública de ensino, servidores públicos e funcionários de redes de supermercados, de calçados, entre outras empresas. A programação segue até o dia 16 e integra a 8a edição da Semana ENEF, cujo tema é ‘Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: o PLA-POU-CRÉ e a sua Saúde Financeira’.

Avaliar:

(0)