3 dicas para mulheres microempreendedoras

3 dicas para mulheres microempreendedoras

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios e o Brasil ocupa o 7° lugar na lista de países com o maior número de mulheres empreendedoras.

Este número é de um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que foi realizado em 49 nações. São mais de 24 milhões de brasileiras tocando  seus próprios negócios, gerando novos empregos e movimentando cada vez mais a economia.

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), negócios que possuem mulheres como líderes têm melhor desempenho, e isso acontece dentro e fora do Brasil.

As mulheres possuem um olhar mais aguçado para ações inovadoras e isso é muito útil quando se trata de se reinventar no mercado do trabalho ou no mundo corporativo. 

Por viverem experiências diferentes elas têm visões mais precisas e até assertivas sobre aspectos do público feminino, contribuindo para um mercado mais diversificado.

Acreditamos que as mulheres alcançaram cada vez mais espaço no mundo do empreendedorismo, e para incentivá-las a vencer os desafios do dia-a-dia separamos algumas dicas que podem ajudar nesta missão. 

FAÇA NETWORKING

As mulheres brasileiras são as que menos fazem networking de acordo com a pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor). 

Não ter esse tipo de contato com outras pessoas pode dificultar a divulgação da marca e até mesmo que ela alcance seu auge. Infelizmente algumas mulheres não têm coragem de falar sobre seu negócio, serviço ou produto por insegurança, ter medo de ser discriminada e até mesmo desacreditada. 

O networking é uma boa oportunidade para trocar seus conhecimentos, técnicas e soluções que você desenvolveu para resolver determinado problema. Além disso, você pode alcançar novas oportunidades profissionais e oferecer seus serviços de forma mais assertiva. 

Manter um networking ativo ajuda a manter o seu negócio na mente das pessoas e a probabilidade de ser indicada para algum cliente ou serviço é muito maior, já que elas sabem da sua capacidade e tem uma noção de como o seu produto ou serviço funciona e como ele poderá suprir as necessidades de um cliente, por exemplo. 

Não sabe por onde começar? Procure por associações comerciais que tenham grupos para empreendedores, projetos que ajudem a independência financeira para mulher, converse com amigos e professores da faculdade, procure grupos no facebook ou linkedin, participe de eventos e encontros e em breve você terá a sua rede de contatos. 

ABRA SEU MEI

Quando você abre seu MEI torna-se uma microempreendedora individual e assim o seu negócio terá um CNPJ e você conseguirá emitir nota fiscal aos seus clientes.

Pode parecer algo “simples” para algumas mulheres, mas com essa formalização da sua empresa você passa mais credibilidade aos seus clientes, já imaginou não conseguir fechar um negócio por não conseguir emitir uma nota fiscal?

Outro ponto muito importante é que você também tem direitos e ter um MEI assegura direitos como salário-maternidade em caso de parto, adoção ou aborto espontâneo e até mesmo fazer um pedido de afastamento remunerado por problemas de saúde. 

Para saber quais benefícios você tem, acesse o Portal do Empreendedor.

TENHA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Nada de pegar um valor aqui e outro ali para cobrir despesas da casa ou da empresa, a organização financeira é fundamental para o crescimento do seu negócio. 

É muito comum empreendedoras misturarem pessoal e profissional e não terem uma noção real de quanto foi gastos, de quanto foi investido e qual foi o rendimento dessas ações. É muito importante que nas contas da empresa tenha pré-estabelecido o seu salário, assim você saberá com quanto poderá contar aquele mês. Os especialistas indicam ter uma reserva de 30% no faturamento para emergências. 

Outro erro comum é confiar nas anotações do caderninho para fazer a contabilidade do seu negócio, usar uma planilha eletrônica garante um controle mais eficaz de dados e contas. Utilizar um simulador de DRE (Demonstrativo de Resultado Exercício), onde será listado todas as contas, possibilidades de receita e previsão de faturamento, te dará uma previsão de como está a gestão do seu negócio. 

BUSQUE APOIO

Nós como Cooperativa, acreditamos que o apoio é fundamental para todo e qualquer tipo desenvolvimento, a cooperação com o próximo é um dos nossos principais valores, por isso desenvolvemos diversos tipos de projetos e programas que tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade. 

Para conhecer mais sobre a nossa cooperativa, acesse nosso site. 

Compartilhar esse post:
[instagram-feed feed=1]